“Amigos do rio” soltam peixes em represa de Mamborê, no PR


Existe em Mamborê, no Paraná, há aproximadamente 7 anos, um grupo de pessoas preocupadas com a preservação que se denomina como “Amigos do Rio” e no último dia 17 soltaram 5.100 peixes na Represa da Clauri, fazendo assim o repovoamento desse lago com diversas espécies destacando principalmente tilápias e carpas. O grupo Amigos do Rio é formado por empresários, empregados, profissionais liberais e políticos.

Imagem: Reprodução/Tribuna do Interior
Imagem: Reprodução/Tribuna do Interior

O torneiro mecânico Ariceu Sabá é o líder incentivador dos “Amigos do Rio”; há seis anos, com apoio do locutor Osnir Moraes, da Rádio União FM, repovoaram o Rio Tricolor com 47 mil peixes, depois na segunda soltura, feita pela Seab, um total de 160 mil exemplares. A Equipe de Trilheiros Gangue das Trilhas e a Associação de Cavaleiros de Mamborê têm ajudado, bem como o prefeito Henrique Sanches Salla.

A barragem da Represa da Clauri foi feita nos anos 50, quando serviu para gerar energia para uma serraria que existiu naquela região, onde residia a Família Padolan. Com o tempo, a madeira do monge apodreceu, não suportou a pressão e, com a água, se foram os peixes. O madeiramento foi trocado, a represa voltou ao normal e o repovoamento de peixes foi feito.

Tanto a pesca de rede e tarrafa são proibidas na Represa da Clauri. A fiscalização do maior lago de Mamborê é feita pela Polícia Força Verde, fone 0800 643-0304. Os Amigos do Rio contam com apoio do IAP – Instituto Ambiental do Paraná e administração municipal.

Fonte: Tribuna do Interior


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

MAUS-TRATOS

EMPREENDEDORISMO

AÇÃO HUMANA

CONSCIENTIZAÇÃO

ABUSO

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>