EnglishEspañolPortuguês

Lixo estrangeiro ameaça tartarugas no litoral da Paraíba

20 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Acredite se quiser: voluntários têm recolhido lixo estrangeiro nas praias do litoral paraibano. São condicionadores para cabelos do Congo, água mineral chinesa, produtos de limpeza americano, entre outros objetos. E o que é pior: boa parte desses resíduos tem causado estragos não só no mar e na areia, mas sobretudo à fauna marinha. E as principais vítimas, até aqui, são as tartarugas, normalmente acostumadas a viver por até 100 anos.

“Há uma grande quantidade de plástico nos próprios bancos de algas, onde elas se alimentam. As tartarugas não têm condição de separar uma coisa da outra”, disse o biólogo Douglas Zeppelini. A cada ano, na Paraíba, mais de 100 tartarugas de várias espécies morrem pela ingestão do lixo jogado no mar.

Todas as manhãs, um grupo que cuida desses animais percorre as praias para recolher o lixo. Mas ultimamente um detalhe tem chamado a atenção: a procedência dos detritos. Longe de ser produzida na praia, pelos banhistas, agora a ameaça chega pelo mar, vinda de outros países. Até embalagem de sal, produzida na Rússia, já foi encontrada.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo