EnglishEspañolPortuguês

Peixe-boi encontrado na Ilha do Marajó (PA) é resgatado

19 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de peixe-boi com cerca de 4 meses de vida e medindo aproximadamente 70 cm de comprimento foi encontrado por pescadores em uma praia nas proximidades da vila de Monsarás, município de Salvaterra, na Ilha do Marajó (PA).

Os moradores deram o nome de Vitória ao pequeno peixe boi fêmea. Foto: Diário do Pará
Os moradores deram o nome de Vitória ao pequeno peixe-boi fêmeo. Foto: Diário do Pará

O animal foi localizado encalhado nas areias de uma praia em frente à Fazenda Pilão, próximo a Monsarás. Sem muita noção do que fazer com o pequeno animal, os pescadores o mantiveram acondicionado em um tanque da fazenda. Depois de alguns dias levaram-no em uma bicicleta para a vila de Monsarás, onde o animal foi entregue aos cuidados do senhor Silvio da Costa Teixeira. Na manhã do último domingo, 17, o Ciop-Belém foi acionado e, por intermédio do Corpo de Bombeiros, o Ibama foi recolher o animal.

Uma caixa d’água de 500 litros foi usada para transportar o animal para Soure, onde ficará aos cuidados das equipes do Ibama e do Instituto Chico Mendes até a chegada, na manhã desta terça feira, 19, de uma equipe especializada do Ibama para encaminhá-lo para Belém.

Ainda durante o transporte do animal para Soure, uma equipe de oceanógrafos do Gemam, Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos, que estava em trabalho na vila de Joanes,  juntou-se ao grupo de resgate.

A oceanógrafa Maura Elizabeth identificou que o animal encontrado em Monsarás é uma fêmea e está com sinais claros de estresse avançado, além de estar, possivelmente, com dores de abdominais.

O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), de Belém, disse não poder receber o animal. Caberá então ao Ibama definir seu destino após uma avaliação preliminar de seu estado de saúde.

O animal ficou em cativeiro por oito dias, em ambiente impróprio e com alimentação inadequada.

Fonte: Diário do Pará

Você viu?

Ir para o topo