EnglishEspañolPortuguês

Câmeras registram nascimento de ninhada de ursos selvagens, na natureza

19 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Biólogos colocaram uma webcam no refúgio de uma ursa selvagem, na floresta de Minessota, nos EUA. Eles esperam que a ursa, batizada de Lily, dê à luz – um evento que nunca foi observado da natureza. A filmagem estará sendo transmitida ao vivo e deverá fornecer aos cientistas informações importantes sobre o comportamento do urso em família: como as ursas se comportam antes de dar à luz e como tomam conta dos filhotes depois.

Foto: North American Bear Center
Foto: North American Bear Center

De acordo com o biólogo que está conduzindo o estudo , o professor Lynn Rogers, quando pesquisadores estão por perto é impossível saber se os ursos realmente se comportam daquela forma ou se mudam o comportamento porque sentem a presença das pessoas. Usando a câmera, não há esse problema.

O professor Rogers estuda os ursos há 43 anos e, durante esse tempo, desenvolveu uma técnica para se aproximar dos ursos. Ele não usa tranquilizantes, mas faz com que os animais se acostumem com sua presença – essa técnica permitiu que ele se aproximasse do “ninho” de Lily e colocasse a câmera lá.

Lily é um urso-negro. Normalmente essa espécie tem seus filhotes no mês de Janeiro. Uma das curiosidades sobre esse tipo de urso, é que eles podem acasalar e, de alguma forma, atrasar a implantação do óvulo fertilizado, que só se desenvolve quando as mães “decidem” que é hora.

Depois do nascimento, é difícil que as crias abram os olhos pelas próximas seis semanas. Após esse período, eles estarão sempre perto do “ninho”, então o observador poderá acompanhar os primeiros meses de vida dos ursinhos.

A ursa-mãe, Lily, já está se tornando uma celebridade nos Estados Unidos. Ela tem uma página de facebook que já possui milhares de seguidores.

Acompanhe imagens atualizadas da ursa e seus filhotes, clicando aqui.

Confira mais algumas curiosidades sobre ursos:

  • Ursas normalmente têm crias a cada dois anos;
  • Quando há pouca comida na região, as ursas podem demorar de três a quatro anos para ter crias novamente, porque sentem que seu corpo não está bem nutrido para a gravidez;
  • Ursas mal-nutridas não conseguem se reproduzir;
  • A maior ninhada de urso já conhecida é de seis filhotes. Os biólogos esperam que Lily tenha de dois a três ursinhos.

Veja o nascimento de um urso polar:

Fonte: HScience

Você viu?

Ir para o topo