EnglishEspañolPortuguês

Grupo de defesa animal pede leis mais rígidas após morte de tutor de tigre

18 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Cassio Mosqueira (da Redação – Canadá)

Um grupo de defesa dos direitos animais, que trabalha para proteger o bem-estar dos animais selvagens no Canadá, diz que a morte de Norman Buwaldaum, por seu tigre, deve servir como um alerta para os governantes, no que diz respeito à guarda de animais exóticos.

Foto: Reprodução/National Post
Foto da residência onde era mantido o tigre (Imagem: David Chidly/National Post)

Robert Laidlaw, diretor executivo do Zoo Check Canada, disse que a morte de Norman Buwaldaum, no último domingo, foi o resultado das fracas leis de Ontário, que facilitam a guarda de animais selvagens sem nenhuma supervisão.

Norman Buwalda (Imagem: Reprodução/CTV Toronto)
Norman Buwaldaum (Imagem: Reprodução/CTV Toronto)

“Nós tivemos uma série de incidentes em que o governo lavou as suas mãos”, disse Laidlaw, na segunda-feira (11).

Esta não foi a primeira vez que o felino atacou alguém na propriedade de Norman. Acredita-se que o mesmo tigre tenha atacado um menino de 10 anos, deixando-o gravemente ferido.

O ataque de 2004 levou a cidade a aprovar uma lei que proibia a guarda de animais exóticos, mas em 2006 Norman lutou e garantiu na justiça o direito de manter seus animais, dois tigres, dois leões e um puma.

O prefeito James McIntyre disse que o conselho da cidade irá colocar o assunto em pauta novamente e discutir uma nova norma na próxima reunião.

Barry MacKay Kent, representante canadense de Born Free USA, outro grupo de direitos animais, disse que sua organização tem alertado comunidades durante anos para endurecer as leis.

“Nós advertimos essas comunidades para passar tais estatutos, pois as pessoas podem ter uma infinidade de animais”, disse MacKay. “Proprietários de imóveis privados não veem o perigo, acham que está tudo bem.”

Tanto MacKay quanto Laidlaw acham que o maior erro cometido por Buwaldaum foi entrar na jaula com os tigres.

“Dizem que você não pode prever este tipo de coisa”, disse Laidlaw. “Mas é previsível que ele acabará por matá-lo.”

Laidlaw disse que Alberta é a província com a legislação mais rígida atualmente, e que a British Columbia promulgou leis rígidas depois que uma mulher foi morta por um tigre siberiano em maio de 2007.

Ontário é a única província onde animais exóticos não precisam ser licenciados, segundo Laidlaw.

Fonte: National Post

Você viu?

Ir para o topo