130 aves silvestres são apreendidas em Jaú (SP)


Por intermédio de denúncias anônimas, a Polícia Militar apreendeu cerca de 130 pássaros silvestres em duas operações realizadas na manhã de domingo (17), em Jaú (47 quilômetros de Bauru, interior de São Paulo). Gaiolas, ninhos, caixas de madeira utilizadas para o transporte das aves e caixas de leite, possivelmente também para levar os passarinhos de um lugar a outro, foram encontradas nas residências denunciadas, uma à rua Princesa Isabel, Vila Netinho, e outra em uma casa localizada na rua Sargente José Matias, na Vila Ibirapuera.

Sabiá-laranjeira, sabiá-de-coleira, trinca-de-ferro, canário-da-terra, coleirinha, cordeal, azulão, sanhaço, garibaldi, tico-tico e espécies em risco de extinção como bico-de-pimenta, curió e pixoxó, foram encontradas com dois homens, conforme a polícia.

“As gaiolas estavam sujas e algumas abrigavam até cinco aves”, aponta o soldado Leandro Peres Marcomini.

Um dos homens que respondem pela retenção das aves, disse que a prática de aprisionar aves é comum entre amigos. “Alguns gostam de bares, outros de jogos, eu gosto de criar pássaros e não acho que estou fazendo coisa errada”, argumentou.

De acordo com a polícia de Jaú, ocorrências desse tipo são frequentes na cidade e muitos escondem as gaiolas quando a viatura tenta localizar as residências. Outros casos estão sendo investigados na cidade.

Pela Polícia Ambiental, os responsáveis foram autuados por manutenção das espécies nativas em cativeiro. Já a Polícia Civil realizou auto de exibição e apreensão das aves e decidirá qual é o melhor destino para elas.

Fonte: Jornal da Cidade


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

EDUCAÇÃO

BENEFÍCIOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>