Tartaruga vira divindade no sudeste da Índia


Na cidade litorânea de Kendrapara, no sudeste da Índia, moradores passaram a acreditar que o bicho é a encarnação da divindade hindu Jagannath.

Lentamente, o culto vem crescendo. E, também a passos curtos, está sendo erguido um templo para que os fiéis possam orar pelo animal marinho.

A tartaruga é protegida pelas leis ambientais da Índia. Se um cidadão for flagrado com um animal, pode levar multa ou até ser preso por um ano. Mesmo assim, os seguidores da tartaruga divina mantêm o culto ao bicho.

Foto: Reprodução/ExpressoMT
Foto: Reprodução/ExpressoMT

Levam os animais a pequenas casas onde preparam um altar para as tartarugas serem adoradas. Oferecem arroz e frutas e ficam diante delas, orando e cantando hinos aos deus Jagannath. Alguns meditam por horas, com paciência de tartaruga que atravessa a faixa de areia da praia até o mar.

“Fazemos campanhas para que o povo não mexa com as tartarugas, enfatizando que elas estão ameaçadas de extinção. Mesmo assim, as pessoas continuam pegando animais na praia para fazer seus cultos”, diz P. K. Behera, secretário do departamento do governo indiano responsável pelas questões ambientais.

Os moradores não dão a mínima para as autoridades.

“Jagannath visita nossa aldeia na forma de uma tartaruga. Ninguém vai tirá-la de nós”, brada Ramesh Mishra, chefe do templo que adora os bichos.

A disputa entre a fé e meio ambiente vai ser dura. O governo promete colocar ainda mais fiscais para vigiar a costa da Índia. O conflito deve se arrastar por muito tempo ainda.

Fonte: Expresso MT

Nota da Redação: O respeito fundamental deve valer para todos os animais. O que não podemos fazer é cair no grande equívoco e incoerência de escolher alguns para respeitar e outros para comer.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSERVAÇÃO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

MAUS-TRATOS

HABITATS DESTRUÍDOS

OMISSÃO

ECONOMIA CIRCULAR

DEDICAÇÃO

TECONOLOGIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>