EnglishEspañolPortuguês

Cientistas explicam por que as girafas possuem pescoços compridos

17 de janeiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Os cientistas acreditam que há milhares de anos existiam girafas de pescoço comprido e outras com pescoço curto. As pescoçudas evoluíram aos poucos, à medida que buscavam folhas para comer em árvores cada vez mais altas. Depois de muito tempo, só as grandonas conseguiram sobreviver, pois tinham mais facilidade para conseguir comida do que as menores.Imagem: Reprodução/Diário do Grande ABC

Agora, a girafa é o bicho mais alto da Terra. Mede, em média, 5 metros, sendo que seu pescoço atinge até 3 metros. Assim como o pescoço humano, o desse animal tem sete vértebras (ossos que formam a coluna vertebral), só que são bem maiores. A musculatura é muito forte, tanto que os machos lutam entre si com o pescoço para disputar a fêmea.

Nada fácil

Seu pescoço é flexível, mas muito pesado; por isso, beber água é tarefa complicada. Ela tem de afastar as patas da frente e abaixar lentamente o pescoção. Além de não ser agradável, fica em uma posição que facilita o ataque de predadores, como o leão, na savana africana, onde vive.

Em geral, a girafa dorme em pé. Para que não fique cansada, o esqueleto é adaptado, fazendo com que as articulações (como joelhos) travem durante a soneca. Mantendo-se em pé, facilita a fuga. Se estivesse deitada, demoraria muito para escapar dos predadores. No ambiente em que não se sente ameaçada, ela pode até abaixar-se. Em cativeiro, os filhotes deitam, mas apoiam o pescoço no próprio corpo, nunca no chão.

Assim como outros mamíferos, esse bicho pode ter torcicolo (quando o pescoço fica duro e dolorido).

Outros pescoçudos no reino animal

O braquiossauro foi o primeiro grande pescoçudo que viveu na Terra, há cerca de 140 mil anos. Esse dino era tão grande que seu pescoço media 15 metros; por isso, não tinha a menor dificuldade para pegar sua comida preferida: folhas do alto das árvores.

As aves são o grupo com mais pescoçudas. Entre elas estão avestruz (com pescoço de quase 1 metro), ema, cisne e flamingo. Todos têm pescoço flexível e bem forte.

Já ouviu falar no ocapi? É um bicho bem diferente, com patas listradas como as da zebra e o resto do corpo coberto por pelagem marrom. Apesar de não ser tão pescoçudo, ele é parente próximo da girafa. Em 2008, os cientistas ficaram felizes após fotografar o animal – que está ameaçado de extinção – vivendo livre na natureza. A espécie não era vista em habitat natural há 50 anos. É originário da África, bem como sua prima.

Espécies evoluem ao longo de milhares de anos

Até o século 19, a maioria das pessoas acreditava que cada espécie tinha surgido em uma determinada época exatamente do jeito como são conhecidas hoje. Vários estudiosos diziam que não era assim, entre eles o francês Lamarck. Naquela época, desenvolveu a teoria de que as mudanças no meio ambiente forçavam os animais a evoluir. Em 1859, o britânico Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies, no qual explica que os mais fracos desaparecem e os fortes sobrevivem e evoluem, como ocorreu com as girafas. Essa é a teoria aceita hoje.

Com informações do Diário do Grande ABC

Você viu?

Ir para o topo