EnglishEspañolPortuguês

Protetora de animais denuncia negligência no CCZ de São Caetano (SP)

16 de janeiro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Claudia R. Mattos
[email protected]

Li sobre o Centro de Zoonozes de São Caetano (SP) no site da prefeitura, achei as informações maravilhosas, tais como:

“Todos já receberam as vacinas polivalentes e antirrábica, além da vermifugação”
“Atenção – No Centro de Zoonoses é realizada a capacitação dos profissionais, que são treinados para lidar com os animais, além da preocupação para a qualidade dos alimentos que são servidos – a ração consumida pelos animais do CCZ é de qualidade superpremium.  É realizada avaliação e acompanhamento constante. As informações ficam anexas a uma ficha cadastral em que constam histórico, características e as vacinas recebidas”

(Obs: estas informações foram tiradas do site: http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/pagina.php?pagina_id=11784)

Ingenuamente acreditando nestas informações, resolvi ir até lá (dia 12/01/2009), pois estava procurando um gatinho para adoção.

Chegando lá, já deu para perceber que a coisa não era bem assim. O prédio que abriga os animais é horrível, todo fechado, e acredito que nem sol entra naquela prisão. O cheiro, pavoroso. Eu tenho uma tia que tem um canil com 60 cachorros, que ela cuida sozinha, e nem de longe tem esse cheiro. Eu vi lá fora vários empregados sentados, esses sim tomando sol…

Mesmo assim, resolvi pegar um gatinho, o menor que tinha lá, visivelmente subnutrido, maltratado, e com falhas de pelo. Segundo o veterinário, estava lá desde 30 de novembro de 2009. Sobre a falha de pelo, ele disse que não fazia ideia do que poderia ser, já que ele era “especializado” no controle de zoonoses, apenas (ué, não eram profissionais treinados para lidar com animais?…).

Quando nós perguntamos sobre a ração (fui lá com a minha mãe, que aliás, adotou o gatinho no nome dela), ele disse que era “a que eles conseguiam” com muito custo, através de licitação, já que se tratava de um órgão do governo, aquela velha história… (cadê a ração superpremium?). Não estava vacinado, coisa nenhuma, segundo ele porque era “muito pequeno” (“TODOS  já receberam as vacinas polivalentes e antirrábica, além da vermifugação”…).

Chegando aqui em casa, o gatinho parecia muito feliz, comeu, brincou um pouquinho, era bem meigo e sociável, uma graça mesmo, apesar de como já disse, estar muito maltratado. Pensei: está assim porque é muito sofrido, vou recuperá-lo. Pretendia levá-lo no meu veterinário no dia seguinte, para tomar as vacinas, olhar o a falha de pelo, etc. Só que não deu tempo. Ele morreu no dia seguinte. Começou a vomitar e com diarréia, morreu em menos de meia-hora. Eu ainda corri com ele para o veterinário, mas ele já chegou morto. Segundo o veterinário, de acordo com o sangue nas fezes, ele estava com panleucopenia, e como estava muito subnutrido, morreu quase que instantaneamente. Ainda segundo o veterinário, a panleucopenia fica incubada no mínimo dois dias, ou seja, ele já estava infectado quando nós o pegamos. No site do CCZ também haviam outras fotos de outros gatinhos com a mesma idade, que aposto que também devem ter morrido nas mesmas condições, pois não tinha mais nenhum lá. Mesmo que tenham sido adotados, de certo também deviam estar contaminados, assim como os outros gatos que chegarem lá serão também contaminados.

A minha indignação maior fica por conta da propaganda enganosa que eles fazem. Como se o CCZ fosse a maior maravilha, como se os animais fossem super bem tratados, o que ficou óbvio que não é verdade. Eles me deram um animal em péssimas condições, maltratado e doente, com uma doença altamente contagiosa. Ele estava lá esquecido, sem assistência nenhuma. Avaliação e acompanhamento constante? Que piada! Como que eles não sabiam que ele estava doente? E se não sabiam, pior ainda. O dever deles não é controlar as doenças, ao invés de espalhá-las? No mínimo o gatinho deveria estar separado dos outros, e nunca para adoção.

Ainda lá perto, na Av. Guido Aliberti, existem vários outdoors com mensagens de adoção de animais. Não sei se são da prefeitura de São Caetano, não prestei atenção nisso, mas se forem, ao invés de gastarem em propaganda, porque não gastam na melhoria do tratamento dos animais que estão sobre a responsabilidade deles?

São Caetano adora dizer que é uma cidade de primeiro mundo, com a maior renda per capita do Brasil, etc, etc. Que cidade do primeiro mundo trata os seus animais assim? E a assessora de imprensa do prefeito ainda se diz militante da causa animal…

Você viu?

Ir para o topo