EnglishEspañolPortuguês

Habitat de diversas espécies ameaçadas, Parque Nacional do Prado tem novos focos de incêndio

15 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Um mês após o incêndio que atingiu o Parque Nacional do Descobrimento, na Bahia, destruindo mais de 200 hectares, um novo foco de fogo foi descoberto nesta quinta-feira. Acredita-se que o fogo tenha se iniciado de forma intencional, por alguém que passava pela estrada.

Foram encontrados três focos de incêndio pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes, que estão tentando controlar o fogo. Um foco é na Aldeia do Cahy, outro entre a Aldeia Pequi e Tibá, em Cumuruxatiba, e mais um na estrada.

Em dezembro, o fogo destruiu 200 hectares de mata atlântica. A maior parte do parque ainda estava se recuperando de um incêndio sofrido há oito anos.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas acredita-se que ele possa ter sido provocado pela fogueira de caçadores. Segundo Maria Carolina Portes, chefe do Parque, foram encontrados na área atingida um maço de cigarros e dois cães, ainda vivos, porém desorientados com as chamas e a fumaça. A caça não é permitida na área do parque, apesar de ser praticada por moradores vizinhos.

Aproximadamente 100 homens trabalharam no combate ao incêndio. Uma faixa de quatro quilômetros foi isolada. O Parque Nacional do Descobrimento tem pouco mais de 21 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica e abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada. Em 2001, um incêndio consumiu 10% da área do parque.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo