EnglishEspañolPortuguês

Lobo-guará é resgatado e solto em Hidrolândia, Goiás

14 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um lobo-guará (Chrysocyon brachiurus), que frequentemente visitava o galinheiro de uma fazenda em Hidrolândia, a 36 quilômetros de Goiânia (GO), foi capturado ontem pelo caseiro da propriedade.

O Ibama foi acionado e uma equipe da Coordenação de Fauna da Superintendência do órgão federal no Estado resgatou e retornou o animal à natureza. Era um indivíduo adulto, de mais de 36 quilos, medindo acima de um metro de altura.

Quando os técnicos do Ibama chegaram ao local, o lobo-guará latia alto e estava preso numa armadilha do tipo gaiola, feita pelo caseiro da fazenda. O animal foi sedado utilizando-se uma zarabatana com dardo contendo tranquilizantes. Os veterinários verificaram que ele não apresentava carrapatos ou pulgas, e possuía uma pelagem exuberante.

Diante deste quadro, a equipe optou por realizar o imediato retorno dele à natureza. O lobo-guará foi solto na mesma área onde vive, em um capão preservado de cerrado, distante nove quilômetros do local onde havia sido capturado.

Foto: Reprodução/EPTV
Foto: Reprodução/EPTV

Vale dizer: esta espécie possui uma área de vida vasta, que varia entre 22 e 115 quilômetros quadrados. Mas é bastante provável que ele retorne às proximidades da fazenda onde foi capturado.

“O proprietário da fazenda foi orientado a reforçar o galinheiro para impedir que o lobo-guará volte a atacar. Solicitamos também que ele nos auxilie a preservar essa espécie ameaçada de extinção, em seu habitat natural”, disse analista ambiental do Ibama/GO, Luiz Alfredo Baptista.

O lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, possui hábitos solitários, crepusculares e noturnos. Está na lista de espécies ameaçadas de extinção e não é facilmente observado na natureza, principalmente devido à fragmentação de seu habitat.

Como precisa de grandes áreas para sobreviver, o avanço das monoculturas e das áreas de pastagens no bioma Cerrado, desde a década de 1970, praticamente tem inviabilizado a sua existência na natureza.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo