EnglishEspañolPortuguês

Espécie desconhecida de serpente encontrada no Brasil

14 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+



Serpente ainda não tem nome científico. (Foto: Ciência Hoje)
Serpente ainda não tem nome científico. (Foto: Sávio Bruno)


Foi encontrada no Brasil uma espécie de serpente desconhecida até agora. O réptil habita as imediações da Lagoa de Araruama (Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro). Apesar de a serpente, do gênero Tantilla, ainda não ter nome científico, já é considerada uma espécie em vias extinção.

Com 30 centímetros de comprimento, a serpente é venenosa mas não ataca os seres humanos. Alimenta-se de centopeias e vive sob a vegetação rasteira de restinga ainda preservada naquela zona do Brasil.

O animal foi encontrado em três áreas remanescentes de restinga, que estão sob uma enorme pressão urbanística. Por isso mesmo, os investigadores acreditam que corre perigo de extinção e sublinham a importância da preservação deste ecossistema.

Esta descoberta, acreditam os cientistas, pode também indicar que existem outras espécies ainda desconhecidas.

A descoberta aconteceu durante um estudo de campo realizado por investigadores da Universidade Federal Fluminense, que apanharam serpentes por meio de armadilhas montadas numa reserva em Iguaba Grande.

A recolha foi feita durante a pesquisa para monografia da estudante Angele Martins, daquela universidade. O objetivo era fazer um levantamento da fauna do Núcleo Experimental de Iguaba Grande, uma área utilizada para estudos do meio ambiente.

Fonte: Ciência Hoje

Você viu?

Ir para o topo