EnglishEspañolPortuguês

Proibição de carroças na Lavagem do Bonfim ainda não foi decidida

13 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O juiz Mário Albiane Júnior, da 5ª Vara da Fazenda, ainda não decidiu sobre a presença de equinos que puxam as tradicionais carroças enfeitadas no cortejo da Lavagem do Bonfim, que acontecerá na próxima quinta-feira (14).

Uma ação civil pública da 2ª Promotoria do Meio Ambiente pede a proibição dos animais durante a festa porque eles estariam sendo sobrecarregados e sofrendo maus-tratos. Para a advogada Ana Rita Tavares (Associação Brasileira Terra Verde Viva), uma das entidades que ajuizaram a ação, a expectativa é que o juiz decida pela proibição: “Enviamos vídeo com maus-tratos. Tem até quem joga bebida nos olhos dos animais”.

Para o veterinário, especialista em equinos, Adriano Gordilho, os burros, mulas, jegues e cavalos são animais de tração e aguentam carga pesada. “Os animais têm capacidade para isso. Mas entendo que a questão dos maus-tratos deve ser corrigida”, diz. Segundo ele, o burro, animal híbrido e infértil, filho do jegue com a égua, é tão forte como o pai. Atrás dele em matéria de força, vem a irmã, a mula. “O burro e o jegue são os mais fortes dos equinos. Em fazendas, são submetidos a carregar muito mais peso”, acrescenta.

Com informações de A Tarde

Você viu?

Ir para o topo