EnglishEspañolPortuguês

Dieta vegana é anti-inflamatória e pode ajudar pacientes com artrite reumatoide, diz estudo

13 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Rachel Siqueira (da Redação – EUA)

A dieta vegana sem glúten pode ajudar pacientes com artrite reumatoide (AR), sugere o estudo “Arthritis Research & Therapy”, do Karolisnka Institutet.

Foto: Reprodução/ Food Consumer
Foto: Reprodução/ Food Consumer

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória sistêmica, que afeta múltiplas juntas do corpo. Foi descoberto que a dieta vegana é anti-inflamatória e ateroprotetora.

A. C. Elkan e outros colegas do Karolinska Institutet, em Estocolmo, descobriram que a dieta vegana – sem glúten – induz a menores índices de massa corporal, além de lipoproteína de baixa densidade e maior anti-PC IgM que de uma dieta controlada.

O estudo envolveu 66 pacientes  com artrite reumatoide ativa, da faixa etária média de 50 anos. Por um ano, foi receitado a 38 dos pacientes uma dieta vegana sem glúten, e aos demais 28, uma dieta bem equilibrada não vegana.

Como muitas outras doenças, a cura da artrite reumatoide não existe, mas tratamentos estão disponíveis para auxiliar o gerenciamento do estado de saúde do paciente.

Opções de tratamento da artrite reumatoide incluem medicamentos, controle do estresse nas juntas, fisioterapia, terapia ocupacional e intervenção cirúrgica.

Fonte: Food Consumer

Você viu?

Ir para o topo