EnglishEspañolPortuguês

A triste situação dos animais de São Luis do Paraitinga

13 de janeiro de 2010
4 min. de leitura
A-
A+

Altina Mabellini
[email protected]
 
Logo que chegamos fomos recebidos pelo o mau cheiro devido ao excesso de lama e detritos que já se encontram em estado de decomposição, poucos carros circulam na cidade e todo o trajeto tem que ser feito a pé.

A situação da cidade é caótica e os animais sofrem na mesma proporção, muitos animais sem tutores e muitos tutores que não têm casa para voltar com seus animais. Ainda existem gatos nos escombros que estão sendo retirados aos poucos à medida que se deixam resgatar.

As marcas da enchente impressionam: 30% das casa foram atingidas, o trabalho de limpeza vai durar muito tempo. Os serviços públicos como cartório, farmácias,  mercados, casa de ração e o comércio que estavam localizados no centro da cidade, foi tudo destruído ou tiveram o seu funcionamento interrompido por tempo indeterminado.

As doações (medicamento, ração, comedouros etc.) estão sendo distribuídas na cidade e localizadas em uma barraca montada na praça central, alguns vêm pedir auxílio veterinário, tivemos notícias de outros protetores independentes na cidade que estão retirando auxílio também.

O abrigo da ALPA – Assoc. Luizense de Proteção aos Animais –, muito simples e com chão de terra batida, está semidestruído e com lama para todo lado. Originalmente tinham cerca de 180 cães e 80 gatos, agora estão com 105 cães. O estado geral  do animais é bom, embora grande parte das fêmeas não esteja castrada. Foram atendidos 30 animais na sua grande maioria com problemas de bicheira e berne devido aos acontecimentos, não vi nenhum animal muito doente, 25 receberam vacina de leptospirose. Outro grupo de voluntários fez uma grande limpeza nos canis, a necessidade de reconstrução é muito grande.  Por hora eles estão com ração e medicamentos suficientes, mas é importante e necessário que a ajuda não pare, pois a cidade não tem como ajudar e já conta com muitos animais abandonados.

As necessidades principais são: ração para cães e gatos. Há necessidade também de casinhas, cobertores, potes de água e ração, medicamentos (antibióticos e vermífugos), material para curativos e luvas de procedimento. Há grande necessidade também de material de limpeza: vassouras, desinfetantes, sabão etc. Para o abrigo, material de construção é fundamental.

A protetora Ana Neri, da cidade de Taubaté, vai a São Luis do Paraitinga praticamente todos os dias para recolher os gatos que consegue, ela está pedindo ajuda para tratamento e  lares transitórios.

Banco Itaú
AG. 4275 c/c 09800-4
Ana Neri dos Santos
CPF 13034994877
[email protected]
 
A protetora Kátia, de São Paulo, estava na cidade no final de ano e está organizando as doações junto com o pessoal da cidade, estamos pensando em centralizar nela as doações em dinheiro para pagamento de transporte de grandes volumes de doação e outras necessidades dos animais da cidade.

Bradesco:
Ag . 0118 – c/c 134 800-0
Katia Donega   CPF  129 764 778-50
[email protected]
 
RELAÇÃO ATUALIZADA DOS POSTOS DE ARRECADAÇÃO E INICIATIVAS INDEPENDENTES

RIBEIRÃO PIRES
Agroterra: Av. Santo André, 831 – Vila Aurora – fone  – Rafael
Estância Pet Shop – Rua Miguel Prisco, 74- Centro
 
SANTO ANDRÉ
Rua Paranapiacaba, 420 – Vila Helena, Santo André – fone  – Gisela (ligar antes de ir)
 
SÃO CAETANO DO SUL
Cerealista Oliveira: Rua Major Carlos Del Pret, 546 – Centro – São Caetano do Sul – fone – (11) 4224.58.70 – Gleison ou Pablio
 
SÃO PAULO

ZONA LESTE
Artur Alvim: Clínica Wilson Grassi – Rua Maciel Monteiro, 937 – Largo do Nhocuné – www.wilsonveterinario.com.br
Penha: Rua Padre Benedito de Camargo, 499 – fone  – Kátia
Tatuapé: Pet Shop Bill e Bull – R. Serra da Juréia, 688 – fone
Vila Matilde: Pet Shop Bill e Bull – Rua Gal. Lamartine, 24 – fone  – www.billebull.com.br
 
ZONA NORTE
Parada Inglesa: Clínica Veterinária Melhor Amigo – Rua Elvira de Bortoli, 91 – fone
Santana: Santa Parque Shopping, Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2870
 
ZONA SUL
Aclimação: Quintal de São Francisco – Av.Lins de Vasconcelos, 1667 – fone
Campo Belo: Pizzaria Paizano – R. Pascal, 853 (esq.c/a R.Antonio de Macedo Soares) – ENTREGAR APÓS 18H
Granja Julieta: Pit & Pet Rescue Team – Rua Pires de Oliveira, 8 – fone (11) 5181.4299 e 5181.8081 / 7378.0804-Paul / 7373.6971-Ana
Ipiranga: Clin&Pet Ipiranga – R.Silva Bueno, 967 – fone
Vila Nova Conceição: Posto de Gasolina BR, Av. Santo Amaro, 1543 (esq.c/ Hélio Pelegrino, ao lado do Burger King)
Washington Luiz: Pet Shop Alvorada, que fica dentro do Wal-Mart da Washington Luiz, no 2º subsolo.
 
SOROCABA
Posto Shell – Av. Garabed Gananian, 548 – Aparecidinha – alt. do km. 10 da Castelinho (Rod.Sen.José Ermírio de Moraes) – saída de Sorocaba
 
MOGI DAS CRUZES
A Dra. Fernanda, veterinária em MOGI DAS CRUZES, está fazendo uma campanha na região. Neste domingo ela irá para São Luiz de Paraitinga com algumas doações que já arrecadou e também para prestar atendimento aos animais necessitados.
Tel. (11) 8224.44.61.

Altina Mabellini
Tribuna Animal – São Paulo
www.tribunaanimal. org.br

Você viu?

Ir para o topo