EnglishEspañolPortuguês

Laboratório do Centro de Estudos do Mar monitora reprodução de tartaruga-gigante

12 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

tn_620_600_tartaruga

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação CEM/UFPR, responsável pelas pesquisas com mamíferos e tartarugas marinhas no litoral do Paraná, está monitorando a ocorrência reprodutiva da espécie tartaruga-de-couro.

A espécie também é conhecida como tartaruga-gigante e é a maior e mais ameaçada espécie de tartaruga-marinha. Há registros dessa espécie em todo o mundo e sua principal área de desova é o norte do Espírito Santo. Em 2007, porém, houve desova no litoral do Paraná e, agora, a mesma fêmea retornou para depositar ovos em cinco ninhos localizados em diferentes balneários do município de Pontal do Paraná. A partir dessa semana, os locais serão cercados e identificados com banners explicativos.

O Laboratório de Ecologia e Conservação monitora os ninhos diariamente. Os biólogos verificam a temperatura dos ovos, que é essencial para o desenvolvimento dos embriões. Até o momento, ela está dentro dos valores ideais.

Na madrugada do dia 5 de janeiro, a equipe do laboratório monitorou, juntamente com a Força Verde, a desova desta tartaruga na restinga do balneário de Atami. O laboratório conta com o apoio da comunidade local, turistas e veranistas para que ninguém invada os ninhos e altere a área da desova. “Esperamos ser presenteados em fevereiro com o nascimento das ninhadas e assim acompanhar os filhotes em sua trajetória de volta ao mar”, afirma Camila Domit, coordenadora do laboratório.

Fonte: Bemparaná

Você viu?

Ir para o topo