EnglishEspañolPortuguês

Peixes-boi fogem do inverno rigoroso dos EUA em águas quentes de usina hidrelétrica

11 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Mais de 200 peixe-bois estão passando o inverno em um canal de águas mornas próximo a uma usina hidrelétrica na Flórida, buscando refúgio contra as baixíssimas temperaturas do Estado.

peixe-boi-liiindo
Foto: Gary Coronado / Associated Press

Enguias gigantes e tubarões da espécie “spinner” juntaram-se aos grandes mamíferos nas agradáveis águas.

“Isto é um spa para eles,” disse Wendy Anastasiou, especialista ambiental da empresa de hidreléticas Tampa Eletric.

Com temperaturas até 20 graus abaixo do normal, alguns animais precisaram de auxílio humano para sobreviver neste inverno americano.

As tartarugas foram as mais atingidas, com mais de 200 indivíduos resgatados na terça-feira passada. Os animais foram levados até o parque Gulf World Marine, onde permanecerão aquecidos em uma piscina especial até que possam ser libertados novamente em águas mais acolhedoras.

Mais de 90 tartarugas foram encontradas boiando ao longo da costa da Flórida, o que, de acordo com especialistas, indica que seus sistemas ficaram em choque por causa da água gelada. A maioria pertencia à espécie “green sea” e estão em tratamento.

“Estamos tentando retirá-los de perto da usina, assim podemos levar todos a um local mais quente para examiná-los”, disse Roger Pszonowsky, um voluntário da organização Sea Turtle Preservation Society de Brevard County, Flórida.

Animais terrestres também foram atingidos pelo inverno rigoroso; no sul da Flórida iguanas despencaram das árvores imobilizadas por temperaturas negativas.

Os peixes-boi parecem ter se adaptado ao canal da hidrelétrica e flutuam calmos e vagarosos, alguns pesando mais de 3.000 kg, e tornaram-se um espetáculo local.

Com informações de Los Angeles Times

 

Você viu?

Ir para o topo