EnglishEspañolPortuguês

Nova lei promete acabar com criadouros de cães de raça em Oregon/EUA

10 de janeiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

A Humane Society de Oregon dispôs-se a pegar estrada para salvar cães das mãos dos criadores que violam a nova lei do estado, que restringe ao máximo e procura acabar com o negócio explorador dos filhotes de raça.

filhotes
Foto: Ross William Hamilton/The Oregonian

A nova resolução do legislativo de Oregon entrou em vigor em 2010 e prevê o fechamento de criadouros de filhotes de cães de raça, normalmente mantidos em condições deploráveis em nome do lucro.

A lei veta tutores de criarem mais de 50 cães de raça que tenham até dois anos e sejam explorados para reprodução e venda de filhotes.

Na expectativa de acabar com os criadouros no estado, a Humane Society se comprometeu a resgatar e preparar para adoção os cães que sofrem nos criadouros.

“Nós queremos que os donos desses criadouros impactados pela lei saibam que estamos aqui para recolher os animais,” disse Scott Becksted, diretor da Humane Society de Oregon.

A lei, aprovada em Junho de 2009, baseou-se em depoimentos de oficiais do controle de animais, que clamavam por uma solução para tantos criadouros cruéis.

“Nós reconhecemos que este tem sido um problema em Oregon”, disse o legislador Paul Hovey. “Quando esses casos ocorrem, simplesmente subjugam nossas capacidades para lidar com a situação, e por isso agora temos uma lei de apoio”.

A Humane Society solicitou que os criadores liguem para um telefone específico pedindo auxílio. O grupo preparou um caminhão equipado com jaulas que pode ser usado para transportar muitos cães de uma vez até o abrigo temporário.

A organização irá providenciar todo o tratamento médico para esses animais, incluindo castração e vermifugação. Todos serão disponibilizados para adoção.

“Acho que a lei terá um grande impacto”, declarou Hovey. “Não se trata apenas de o número de cães ser limitado, muitas condições são impostas ao ambiente e cuidados com os animais”.

A lei define que os filhotes precisam de exercício diário, espaço e limpeza adequada. Eles também não podem ser mantidos em jaulas e precisam ter a saúde em perfeitas condições. Os pet shops também são obrigados a manter controle rigoroso sobre a origem de filhotes, sujeitos a penalidades.

“Nós encontramos lares para milhares de cães todos os anos,” disse Sharon Harmon, diretora executiva da Humane Society de Oregon. “Estamos prontos para cuidar desses cães e encontrar uma família amorosa para cada um”.

Com informações de OregonLive.com

Nota da Redação: Todos os cidadãos de qualquer lugar podem contribuir para o fim do abuso contra cães em criadouros deixando de comprar animais de raça. Ao pagar por um animal, você alimenta o comércio explorador de vidas e incentiva o descarte de animais sem raça definida, que são assassinados todos os dias aos milhares porque não encontraram adotantes nos abrigos.

 

Você viu?

Ir para o topo