EnglishEspañolPortuguês

Brasil ocupa o 1° lugar dos países com aves em extinção

10 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma das grandes riquezas do Brasil está na natureza: uma fauna abundante. E no céu está boa parte desta biodiversidade. O nosso país é o terceiro do mundo em variedade de aves. São 1.800 espécies, que representam 20% das espécies existentes em todo o mundo. Mas o Brasil é também o primeiro em número de aves em risco de extinção. Um dos motivos é o tráfico de animais silvestres, que movimenta mais de R$ 10 milhões por ano, segundo levantamento de uma organização não governamental. De cada dez aves caçadas, nove morrem no transporte ou no cativeiro.

Noventa e cionco por cento das aves atendidas pelo centro de reabilitação de animais silvestres em Mato Grosso do Sul são papagaios. (arquivo) A maioria foi encontrada por policiais rodoviários federais durante fiscalização nas estradas que cortam o estado. Os pássaros são os preferidos de traficantes de animais silvestres. Eles capturam os filhotes no estado e vendem no Sudeste do país.

No Centro de Reabilitação em Campo Grande, os animais recebem cuidados veterinários, alimentação balanceada e um espécie de treinamento para voltar à natureza.

“Os filhote chegam e nós providenciamos alimentação adequada e não procuramos amansá-los; assim que ele saem da primeira alimentação, entram no recinto de adaptação e, após esse recinto, eles vão para o treinamento de voo e aí soltura”, explicou o médico veterinário do Cras, Álvaro Cavalcante.

Esta é a última etapa para a reabilitação dos papagaios. Nesta fase as aves ficam em um viveiro bem grande. Eles já recuperam todas as penas e podem treinar os primeiros voos.

Fonte: Expresso MT

Você viu?

Ir para o topo