EnglishEspañolPortuguês

Livro infantil narra a história da crise existencial de uma baleia

9 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Roberta era uma baleia feliz e tranquila, que levava uma vida normal no oceano. Até que um dia, tudo muda a sua volta quando uma outra baleia, Georgina, lhe diz que baleias não são peixes, e sim mamíferos. A confusão está feita e Roberta e mais um outro grupo de cachalotes passam a se questionar se são peixes, mamíferos e até mesmo répteis ou aves.

A partir dessa premissa simples, a autora Aline Bussons, em seu primeiro livro infantil, apresenta uma discussão lúdica acerca do conhecimento científico. A baleia Roberta passa por um dilema existencial e levanta uma série de questões sobre identidade e relações sociais. “Gosto de literatura infantil por causa da simplicidade”, afirma a autora Aline Bussons. “A ideia do livro é criticar a ciência e todas as classificações e rótulos que ela traz”, explica. “O livro discute temas filosóficos a partir dos enquadramentos que a sociedade faz”. Isso tudo, claro, com uma linguagem infantil e lúdica. “Acho bacana que cada leitor tire suas próprias conclusões”, afirma a escritora.

Para tornar o lançamento de Uma baleia muito esperta ainda mais interessante para a criançada, em pleno mês de férias, a professora da UFC, Elvira Drummond, especialista em literatura infantil, realiza a contação da história, dando vida aos dilemas existenciais de Roberta e seus amigos. O lançamento acontece, hoje, às 16h, no Centro Cultural Bom Jardim, e, amanhã, às 17h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Um ótimo e divertido programa para crianças e seus pais na temporada de férias.

Serviço:

Uma baleira muito esperta
Aline Bussons e ilustrações de Marcos Venicius
R$ 10,00
16 páginas
2009
EXPRESSÃO GRÁFICA EDITORA

Fonte: Diário do Nordeste

Você viu?

Ir para o topo