EnglishEspañolPortuguês

Férias tranquilas com animais domésticos

9 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Com a chegada das férias, muitas pessoas pensam no que fazer com o seu animalzinho de estimação. Qualquer que seja a opção (levá-lo junto, deixá-lo em casa ou num hotel), são necessários muitos cuidados e alguns preparativos específicos.

De acordo com a veterinária Lídia Beatriz, dona da Pet Zen, em Icaraí (RJ), os tutores que decidem levar os animais devem optar pela viagem nas horas mais frescas, como o início da manhã ou o fim do dia, para que o bichinho não sinta tanto o calor e a brusca mudança de ares. Além disso, o ideal é fazer muitas paradas ao longo do percurso, para que o animal caminhe. Cuidados com o transporte dos bichos, como a utilização de caixas específicas, também são imprescindíveis.

Na maioria das vezes, deixar o animal sozinho não é indicado. Mas, segundo Lídia Beatriz, se não houver outra saída, nestes casos é preciso escalar alguém que possa cuidar diariamente dos bichos, principalmente se forem cães.

“Não basta dar água e comida para o animal. É preciso que a pessoa possa ficar pelo menos algumas horas fazendo companhia, pois eles sentem muito a falta dos tutores”,  ressalta a veterinária, que enumerou ainda problemas agravados pela solidão. “Os cães passam a ter um comportamento destrutivo quando ficam sozinhos. Começam a uivar, morder as patas e até mesmo deixam de comer e beber água”.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo