EnglishEspañolPortuguês

Filtro solar veterinário previne o câncer em cachorros

6 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A ideia pode parecer um pouco estranha, mas a veterinária Ivana Carvalho, da clínica Pet Society, garante que o filtro solar deve ser usado também pelos cachorros. À venda nas principais pet shops do país, o protetor solar para cães é indicado para as raças com tendência a despigmentações, como o pit bull e o bull terrier. 

Os maiores candidatos a queimaduras são os de raças claras e de pelo curto, os animais albinos e os cães que vivem em áreas abertas. No verão, alguns cachorros costumam ter queimaduras no focinho, nas pontas das orelhas, na barriga e na bolsa escrotal – estes últimos principalmente após a tosa higiênica.

Segundo Ivana, é importante escolher um filtro solar de uso veterinário, já que os feitos para “gente” podem causar alergias no animal.

Nos cães, o câncer de pele muitas vezes se manifesta como uma ferida que não cicatriza. Se esse é o caso do seu bichinho, o ideal é levá-lo para o veterinário, que vai fazer uma biópsia do machucado para determinar qual o melhor tipo de tratamento.

A especialista também sugere que não se faça a tosa completa dos animais no verão, já que a pele exposta estará mais sensível aos efeitos do sol. Outra dica é não passear com os cães entre 10h e 17h nos dias de muito sol e calor.

 
Fonte: Paraiba.com

Você viu?

Ir para o topo