EnglishEspañolPortuguês

Educação ambiental é objetivo da Patrulha Ambiental Mirim no RS

5 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Uma atividade de integração dará início na próxima quinta-feira, 7, ao projeto Patrulha Ambiental Mirim 2010, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) na Praia do Cassino (RS). O projeto será realizado no Centro de Educação Ambiental da SMMA e neste ano terá três turmas: a Dente de Leite, com crianças de 5 e 6 anos, e também turmas de 7 a 8 e de 9 a 10 anos. As atividades serão realizadas nas terças, quartas e quintas-feiras – um dia para cada turma – a partir das 15h.

Conforme a secretária de meio ambiente do município, Mara Núbia Cezar Oliveira, o encontro inaugural, na próxima quinta, irá reunir as três turmas para apresentação do projeto e atividades de integração entre as crianças.

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades de educação ambiental, tratando de temas globais contextualizando com o local e buscando o desenvolvimento de práticas que visem à sustentabilidade ambiental.

As atividades incluem palestras, sessões de vídeo, distribuição de material informativo, dança, música, arte, caminhadas pela orla marítima, entre outras. Os participantes terão também orientações para um consumo consciente da água, cuidado com os animais, hora do conto, preservação das dunas, impactos do veraneio, entre outros. “A maioria das ações é voltada para minimizar os impactos do veraneio. O objetivo é de que as crianças multipliquem esses conhecimentos e que os familiares e amigos adotem essa consciência”, afirma.

Primeiro tema

Depois do encontro inaugural, a primeira atividade que será trabalhada com as turmas será o Viveiro de Mudas. Segundo Mara Núbia, as crianças irão aprender a preparar um minhocário para a produção de adubo orgânico e também receberão orientações para o plantio de mudas, como fazer, quais cuidados tomar, tipo de espécies recomendadas para arborização urbana, entre outras. A secretária afirma que este será o primeiro trabalho de educação ambiental voltado para o Plano Diretor de Arborização Urbana, elaborado recentemente pelo Executivo Municipal.

Vagas e inscrições

De acordo com a secretária ainda há vagas para participar do projeto. Interessados devem inscrever-se na sede da SMMA (antigo prédio da Estação Ferroviária, 1º andar), no horário das 13h às 18h30. O Centro de Educação Ambiental da SMMA, onde será desenvolvido a Patrulha Ambiental Mirim, é situado na rua Maria Araújo, 470. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 3035-8375 e 3035-8376.

Fonte: Jornal Agora

Você viu?

Ir para o topo