EnglishEspañolPortuguês

Criador de cavalos é acusado de maus-tratos na Irlanda

5 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Raquel Soldera (da Redação)

Um criador de cavalos no sul de Kilkenny, na Irlanda, foi considerado culpado em quatro acusações de crueldade contra animais e também em três acusações por manter as carcaças dos animais em suas terras.

As carcaças foram encontradas atrás de uma pilha de fardos de feno, na fazenda de propriedade de Simon O’Dwyer, de 64 anos. As acusações foram registradas entre janeiro e dezembro do ano passado.

Garda Shane Elliffe disse ao tribunal que encontrou um cavalo preto morto no terreno da casa de O’Dwyer em 30 de janeiro de 2009. Ele também encontrou os cadáveres de cinco cavalos e dois bovinos empilhados em um galpão na fazenda. Além disso, viu cães comendo as carcaças.

O’Dwyer está preso desde o mês passado, quando os restos mortais de mais dois cavalos foram encontrados em suas terras.

Garda Elliffe disse à corte que mais de 100 animais sofriam diariamente por falta de alimento, abrigo e água na fazenda de O’Dwyer.

Em dezembro 61 equinos e 46 bovinos foram apreendidos por policiais do Departamento de Agricultura, nas terras cultivadas por O’Dwyer.

O veterinário Joe Collins disse ao juiz William Harnett que O’Dwyer mantinha cavalos para reprodução em sua fazenda, e que não tinha nenhuma compreensão de que coisas básicas como água e comida eram necessárias para os animais.

Michael Lanigan, advogado de O’Dwyer, disse que seu cliente é um viúvo que sofre de depressão e que era incapaz de gerir a operação de reprodução de cavalos.

O juiz William Harnett ordenou a realização de um relatório psiquiátrico em O’Dwyer, que será mantido em prisão preventiva até a próxima audiência, marcada para o dia 1 de fevereiro.

Com informações de RTE News

Você viu?

Ir para o topo