EnglishEspañolPortuguês

Canários são apreendidos com criador autorizado pelo Ibama em Uberaba, MG

5 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A Polícia do Meio Ambiente prendeu, na manhã da última segunda-feira, um homem acusado de criar 86 canários-da-terra de forma irregular*.

A prisão aconteceu no bairro Beija-Flor I, após denúncia anônima. Viaturas compostas pelos sargentos Gomes, Alberto, Garcia e pelo cabo Inácio compareceram à rua Erasmo Marega, onde Agenor Pereira dos Santos, 43 anos, criador autorizado pelo Ibama, não chegou a resistir à prisão. Apesar de centenas de pássaros terem sido encontrados no local, apenas os 86 foram apreendidos.

A pena para quem cria pássaros silvestres (sem estar dentro do que manda a lei) varia de três meses a um ano de detenção. De acordo com a polícia, Agenor é reincidente, o que pode agravar ainda mais a punição. Já a multa para este tipo de crime é de R$ 500 por pássaro. Neste caso, o total da autuação deve chegar a R$ 43 mil.

Os pássaros apreendidos foram todos encaminhados à sede da Polícia do Meio Ambiente. Já o criador foi conduzido até a Aisp do bairro Olinda.

Fonte: JM Online

*Nota da Redação: Todas as formas de criar pássaros deveriam ser consideradas irregulares, já que os animais estão aprisionadas, fora de seu habitat, à mercê da vontade e responsabilidade humana.

Você viu?

Ir para o topo