EnglishEspañolPortuguês

Amigo novo: quem ganhou ou adotou um animal deve vaciná-lo

3 de janeiro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

O ano novo começa e, depois de tanta festa, chega a hora de cumprir tarefas. E o que não pode ser esquecido é de marcar no calendário de 2010 a data da vacinação dos bichinhos. A dica vale principalmente para quem ganhou um amiguinho no Natal ou decidiu adotar um no fim do ano.

Foi o caso de Marcelle Carvalho. Ela encontrou um cãozinho da raça poodle na rua e não resistiu: levou-o para casa. Como ele já não é mais um filhotinho, Marcelle ficou na dúvida sobre como proceder com relação às vacinas. Ela consultou dois veterinários, que lhe deram opiniões diferentes.

“Um me disse que eu deveria primeiro aplicar três doses da óctupla em três meses seguidos, sendo uma a cada mês, e depois aplicar a antirrábica. Já o outro disse que eu poderia aplicar as duas ao mesmo tempo, e que só deveria fazer um reforço anual. Não sei o que fazer”, disse Marcelle.

A veterinária Márcia Abreu, coordenadora do projeto Adotar é o Bicho, explica que, no caso de um animal adulto, é preferível dar uma dose apenas da vacina polivalente e da antirrábica e repeti-la a cada ano. Porém, também é preciso avaliar o estado do animal:

“Se pegou um animal na rua, você não sabe se ele está contaminado. O veterinário vai dar um banho para tirar carrapatos e pulgas”, explica a veterinária Márcia.

Outro detalhe é a vermifugação. Um filhote encontrado na rua tem 90% de chances de estar contaminado. E, para adultos, é recomendável fazer o exame de fezes.

Pegar um animal na rua também exige cuidado com a forma de transportá-lo. Segundo Márcia, o contato direto pode transmitir doenças de pele, como sarna.

Fonte:  Extra

Você viu?

Ir para o topo