EnglishEspañolPortuguês

Égua maltratada por carroceiro se recupera no canil de Canoas

8 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A égua Rosília, sobrecarregada e maltratada por um carroceiro, já se recupera no canil municipal de Canoas. O antigo tutor a prendeu a uma carroça com grande quantidade de entulhos, o que deixou o animal fraco e sem conseguir caminhar em via pública.

eguaNa última sexta-feira, a presidente da Associação Protetora dos Animais de Canoas, Eliane Tavares, tomou conhecimento do fato e se deslocou até a Rua Araçá para falar com o tutor. Segundo ela, a hostilidade do tutor a surpreendeu. “Ele disse que a égua não servia para nada e soltou o animal ali mesmo, em via pública. No entanto, quando ela viu a grama em um terreno próximo, saiu em disparada de tanta fome”. Hoje, ela foi visitar a égua e ficou satisfeita com o tratamento adotado. “Fico mais tranquila assim”.

Rosília está em um espaço separado dos demais animais e recebe tratamento desde a manhã desta segunda-feira, quando foi recolhida. De acordo com o veterinário responsável pelo canil, Dr. Jean Maillard, ela chegou muito magra e apresentava marcas dos relhos. “É um animal de porte médio e não deve ser usado para puxar uma carroça tão pesada. Por isso ela não saiu do lugar com o carroceiro, de tão cansada”. Ele explica que o equino, que tem aproximadamente quatro anos, foi doado sob custódia e por isso recolhido assim que foram constatados os maus-tratos. “É lamentável que em tão pouco tempo ele tenha permitido este estado do animal. Ela saiu daqui bem, com peso adequado e sendo bem tratada. É o mínimo que se espera de um novo tutor”, ressalta.

Por enquanto, a égua permanecerá no canil, até que esteja bem recuperada. A proprietária de um sítio em Canoas já manifestou desejo de adotá-la, dando um novo lar ao animal que ainda carrega marcas das agressões do antigo tutor.

Fonte: Diário de Canoas

Você viu?

Ir para o topo