Vida nova

Alex, leão que comoveu Campo Grande (MS), está bem e deve ganhar amplo espaço para viver em SP

Alex, o leão que comoveu Campo Grande (MS) com sua sofrida história de exploração em circos, agora está bem. Ele está no Rancho dos Gnomos, uma organização não governamental especializada em atendimento aos animais, localizada em Cotia (SP).

 Alex, ainda no Cras da Capital, aguardando partida para sua nova casa (Foto: Deurico/Arquivo Capital News)
Alex, ainda no Cras da Capital, aguardando partida para sua nova casa (Foto: Deurico/Arquivo Capital News)

Cinco meses após sair de Campo Grande, ele permanece numa jaula, mas, com espaço amplo e bem tratado. O local é sua moradida por pouco tempo, já que daqui a pouco, será transferido para a maior área dentro do Rancho, como 1,2 mil metros quadrados. O novo setor ainda está sendo construído,;as chuvas que caem sobre o estado de São Paulo – assim como em Mato Grosso do Sul – provocou atraso nas obras.

“Foi colocada outra jaula para ele. Agora, são dois recintos, quarto e cozinha”, brinca Silvia Pompeu, uma das coordenadoras do Rancho. O Capital News conversou com ela. Silvia nos conta que está feliz com a recuperação de Alex: “Ele chegou aqui muito abatido. Nossa, salta aos olhos a recuperação. Ele é outro leão.”

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

A expectativa é de que, no máximo, em trinta dias, as obras estejam concluídas e Alex passe ao novo recinto. Todavia, a finalização pode ocorrer em até vinte dias.

“Quando estiver pronto, vamos sedá-lo e fazer coletas de sangue. Então, vamos verificar os dentes, que vão precisar de cuidado muito especial. Quem trata disso para nós, é o Exército”, explica Silvia.

Silvia Pompeu, coordenadora do Rancho dos Gnomos, na Capital veio pessoalmente acompanhar a saída de Alex, no dia 17 de julho (Foto: Deurico/Arquivo Capital News)
Silvia Pompeu, coordenadora do Rancho dos Gnomos, na Capital veio pessoalmente acompanhar a saída de Alex, no dia 17 de julho (Foto: Deurico/Arquivo Capital News)

História

Quase toda sua vida, Alex passou em um circo. Até que, uma pessoa que andava ao lado da jaula onde ficava percebeu o descaso para com ele. O circo fazia turnê por São Gabriel do Oeste (cidade distante 138 quilômetros ao norte de Campo Grande).

Então, a Justiça entrou na história e determinou a retirada dele das mãos do proprietário do circo. Alex, até então Maradona, foi rebatizado e transferido provisoriamente ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.

Vários contatos foram feitos no Brasil e o Rancho dos Gnomos se sensibilizou com o caso.

No dia 17 de julho, Alex fez uma boa viagem rumo à sua nova casa, no interior paulista.

Saiu daqui, magro, com sinais claros de maus tratos, como dentes e garras serrados. Mesmo assim, tinha uma saúde considerada – devido às circunstancias, boa. “Em termos de escore corporal podemos dizer que ele está bem. Alimentávamos ele com seis quilos de carne por dia. Agora, já são quatro quilos, intercalados entre carne de boi e de frango. Não tínhamos histórico da saúde dele. Em primeira análise, ele chegou um pouco estressado. Mas, logo se acalmou”, explicou o veterinário do Cras, Álvaro Cavalcante, no dia 17 de julho.

Ele, na mesma data, afirmou que haviam mesmo sinais claros de que Alex era torturado,. “As presas [dentes] foram tiveram as pontas serradas e as unhas arrancadas. Ele manca muito. Isso é uma coisa que marcou, que é evidente. Provavelmente, é um reflexo das unhas retiradas irregularmente”, afirmou Cavalcante.

Mas, como disse Silvia ao Capital News, agora, “ele vai reinar”, no maior espaço construído no Rancho. “Ele vai ter um local com pedras, uma espécie de toca para ele ficar. Vai ficar bem bonito e gostoso para ele reinar sozinho.”

Toda turma do Cras e do Rancho dos Gnomos felizes junto a Alex; leão finalmente livre dos maus tratos (Foto: Deurico/Arquivo Capital News)
Toda turma do Cras e do Rancho dos Gnomos felizes junto a Alex; leão finalmente livre dos maus-tratos (Foto: Deurico/Arquivo Capital News)


Fonte: Capital News

3 COMENTÁRIOS

  1. faço parte de uma ongue aqui em ituiutaba mg fico feliz de saber que umas pessoas maravilhosas e de bom coraçao livrou o leoa alex de tanta creuldade um abraço deus abençoe todos voces 34-99932350

  2. mae vc me ensinou a amar nunca te esqeucerei pois vc e seu marcos me ensinou a repeitar os animais depois de sair dai meu coraçao morreu te amarei

    eternamente bjs que jeova proteja sempre vcs todos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui