EnglishEspañolPortuguês

AnimaNaturalis organiza protesto contra presença de toureiro em Festival de artes

31 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Carol Keppler (da Redação)

Coincidindo com a projeção do filme Man on Wire e a posterior mesa redonda ‘Jugarse la vida con el arte’ (Arriscando a vida com arte), a AnimaNaturalis realizará, neste sábado, um ato de protesto contra o Festival que, organizado para artistas, terá a presença de um toureiro.

A associação informou hoje que não considera “que um toureiro leve a vida com arte, nem que seu objetivo seja a beleza”. “Afinal o que faz é tirar a vida de um animal e para isto põe em perigo sua própria vida”.

Por meio de um comunicado, a AnimaNaturalis questionou: “o que isto tem de arte se é um desprezo total pela vida, tanto alheia quanto própria, em um espetáculo em que sempre se derrama sangue?”. A associação considera que, desta maneira, o evento estará unindo arte à tauromaquia.

O protesto começará às 18 horas, em frente à Sala Gonzalo de Berceo, enquanto será exibido Man on Wire, ganhador do Oscar de melhor longa documental de 2009 – narrativa de uma das façanhas do equilibrista frances Philippe Petit, que em 1974 cruzou por um cabo os 60 metros que separavam as Torres Gêmeas do World Trade Center.

A exibição do longa no Festival ‘Actual’ é parte do programa ‘En la cuerda floja’ (Na corda bamba), que pretende ser um espaço de debate e exibição sobre quem ganha a vida colocando-a em risco (ou “jogando com ela”).

Depois do filme será realizada a mesa redonda ‘Jugarse la vida con el arte’, coordenada pelo curador do Festival, Jesús Rocandio. A mesa contará com a participação do agente do sádico torturador de touros José Tomás, Salvador Boix, do escalador Simón Elías, do fotógrafo Jean Louis Blondeau, do escritor Bernardo Sánchez e do assassino de touros Diego Urdiales. A presença do toureiro na mesa é o que faz com que a Animaturalis organize o protesto.

Fonte: 20 minutos.es

Você viu?

Ir para o topo