Zoonoses orienta população sobre o que fazer ao encontrar morcegos


Após o registro de um caso positivo de morcego portador do vírus da raiva no Jardim Piazza di Roma, na zona oeste de Sorocaba (SP), na semana passada, diversos sorocabanos têm ligado para a Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses de Sorocaba para esclarecer algumas dúvidas sobre o que fazer ao encontrar um morcego.

A Zoonoses orienta as pessoas que encontrarem o animal – vivo ou morto – para que não toquem nos mesmos em hipótese alguma. A recomendação é que, ao avistar morcegos voando durante o dia, ou mesmo caídos, acionar imediatamente a Zoonoses pelo telefone (15) 3229-7313.

“Os pais devem estar atentos às crianças e todas as pessoas devem compreender que não devem tocar em morcegos, mas sim chamar os técnicos que estão capacitados para esta situação”, enfatiza a diretora de Saúde Coeltiva, Consuelo Matiello.

A Zoonoses ainda orienta que em casos de encontrar morcegos caídos no chão, as pessoas podem cobrí-los com um balde até a chegada da equipe. Além disso, em qualquer caso de contato com o morcego a pessoa deve informar à Zoonoses.

A raiva é uma doença causada por vírus que acomete mamíferos e pode ser transmitida ao ser humano, sendo portanto uma zoonose. No ciclo de transmissão da doença, o morcego é portador e transmissor do vírus rábico.

Fonte: Rede Bom Dia


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>