EnglishEspañolPortuguês

Documentário 'Planeta Água' ganha edição completa em caixa com quatro DVDs

28 de dezembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Tudo o que você queria saber sobre os oceanos, mas tinha medo de perguntar ou não sabia para quem, está na série de documentários Planeta Água (Blue Planet) realizados pela BBC e pelo Discovery Channel, que levou cinco anos para ser concluída, filmada em cerca de 200 locações, do Ártico à Antártida, da Amazônia à Austrália. É completa e fascinante. Mesmo biólogos e oceanógrafos podem aprender algo novo. Ou, no mínimo, se deleitar com cenas belas e raras do comportamento animal.

Como lembra a narração, feita pela agradável e simpática voz do veterano David Attenborough, mais pessoas já estiveram no espaço do que nos locais mais profundos do oceano. Existem apenas cinco minissubmarinos capazes de levar cientistas a 4.500 metros de profundidade. Todos eles juntos não exploraram até agora nem 1% da superfície das planícies do fundo do mar.

O episódio sobre os abismos oceânicos é justamente um dos mais espetaculares. Cada mergulho praticamente descobre um novo ser vivo. E que seres! Os animais que vivem na escuridão e nas altíssimas pressões dos abismos estão entre os mais exóticos do planeta. São seres transparentes, com olhos enormes, e que usam a luz como arma para defesa e ataque. A “corrida armamentista” entre presa e predador é intensa.

A seleção natural dota um animal de fotocélulas que camuflam seu corpo no sutil azulado do mar; mas um predador encontra um meio de detectar essa luz tênue ou sente os movimentos da presa na água. Um camarão dispara uma cola luminescente que gruda no predador – e torna ele um alvo fácil para outros. Um peixe usa um “farol” de luz vermelha, invisível a suas presas. Um copépode – pequeno crustáceo – dispara flashes de luz para desorientar o predador.

Estrutura

Os quatro DVDs incluem extras como making off e entrevistas. Os cinegrafistas usaram ultraleves, helicópteros, barcos de vários tamanhos, submarinos e, é claro, mergulharam junto a seus alvos. Muitas das cenas foram filmadas pela primeira vez, como tomadas de raros comportamentos sexuais, de alimentação, ou imagens aproximadas mostrando detalhes nunca antes observados.

Um comportamento fascinante é a estratégia dos golfinhos para encurralar um cardume de sardinhas. Parte do grupo cria uma “rede” de bolhas de ar que, aos poucos, vai cercando e agrupando as sardinhas, que são devoradas na totalidade, sobrando só uma “chuva de escamas” descendo ao fundo do mar.

Imagem:O Povo Online
Imagem:O Povo Online

A trilha sonora é inventiva. Pontua bem os momentos mais dramáticos de uma caçada – como as seis horas que um grupo de orcas levou para separar da mãe e matar um filhote de baleia -, mas há momentos bem-humorados e majestosos – como as cenas dos pinguins saindo do mar como pequenos foguetes e pousando em terra ou em um bloco de gelo.

O único problema desses filmes é o ocasional descaso com as legendas em português. Às vezes, a palavra em inglês não é traduzida; outras vezes, há erro. Por exemplo, sand eels são peixes, não são ‘minhocas’; e a Nova Escócia fica no Canadá, não nos EUA.

Serviço
Planeta Água – Box de quatro DVDs com a série de documentários da BBC – Discovery Channel. Lançamento Log On. Preço médio: R$ 90,00.

Fonte: O Povo Online

Você viu?

Ir para o topo