EnglishEspañolPortuguês

Descoberto na Austrália fóssil de baleia que aspirava o fundo marinho para se alimentar

28 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Mammalodon. Imagem: Naturlink
Mammalodon. Imagem: Naturlink

As baleias dividem-se em dois grupos, um com dentes, que inclui os golfinhos, e outro com placas que inclui as baleias-azuis, os maiores animais do mundo. As baleias com placas alimentam-se de pequenos animais que obtêm ao filtrar a água do mar através das suas “barbas”, um conjunto de placas paralelas que formam a mandíbula destes animais.

Recentemente, foi descrita na revista científica Zoological Journal of the Linnean Society uma nova espécie de baleia que terá vivido na Austrália há 25 milhões de anos e que é, possivelmente, um ancestral das baleias filtradoras.

O Mammalodon era uma baleia pequena – com apenas 3 metros de comprimento – que aspiraria os animais de que se alimentava diretamente do fundo marinho usando o seu focinho e a sua língua.

O método seria precursor da alimentação por filtração que caracteriza as baleias-de-barbas atuais, entre elas as baleias-azuis, e confirma o raciocínio feito por Darwin no seu livro “A origem das espécies”, que previa que os ancestrais das baleias-de-barbas teriam sido animais que se alimentavam por sucção.

A nova espécie agora descrita faria parte de um grupo que divergiu dos ancestrais das baleias-azuis e que teria, no decurso da sua evolução, adquirido o seu tamanho diminuto. O animal pertenceria à mesma família que outra espécie fóssil – Janjucetus hunderi – encontrada na zona, um grupo que seria peculiar na Austrália.

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo