EnglishEspañolPortuguês

Cardápios oferecem opções de ceias vegetarianas

24 de dezembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Quem pensa que uma farta ceia de Natal precisa ter peru, pernil ou tender como carros-chefe está enganado. Para as pessoas que optam pela alimentação vegetariana, é possível participar da festa e comemorar a data com as peculiaridades que ela oferece. Com criatividade, as receitas festivas de final de ano ganham outros ingredientes característicos.

Proprietária do restaurante vegetariano Avis Rara, em Campinas (SP), Catarina Menucci, 54 anos, oferece saborosas opções para quem prefere deixar de lado a carne no Natal. “Estamos trabalhando com ceias de Natal por encomenda e temos tido uma ótima saída. As pessoas escolhem pelo cardápio, vêm buscar e depois é só servir, não têm trabalho nenhum.”

Segundo ela, que é vegetariana há 30 anos, a ceia feita com comidas como moqueca de palmito, alga na moranga e arroz com raiz de lótus e castanhas já se tornaram tradição. “Na minha casa, eu, meu marido e meus quatro filhos somos vegetarianos e estamos acostumados a comer essas coisas nas festas de final de ano. E quem passa as festas conosco acaba experimentando a nossa farta mesa, com muitas opções gostosas, mas sem peru” , contou.

Há seis anos, a arquiteta Joana Ribeiro, de 26 anos, aboliu a carne do seu cardápio e nunca deixou de comemorar o Natal em família em grande estilo. “Nunca fui muito fã de carne, então não foi difícil ficar sem. No Natal sempre preparamos ótimas saladas ou massas, sempre utilizando ingredientes tipicamente natalinos, como noz, castanha e lentilhas. Tendo uma boa imaginação, é sempre muito fácil e gostoso fazer pratos vegetarianos”, disse.

Dono do restaurante vegetariano Nutrir, também em Campinas, e adepto da culinária há 15 anos, o empresário Sérgio Menezello, 49 anos, disse que nunca teve problema com a ceia de Natal na sua família. “Como não é todo mundo que não come carne, sempre temos de tudo para todos os gostos. Mas o que percebo é que, a cada ano, a família vem ficando cada vez mais à vontade com os pratos naturais e até preferindo. É possível fazer receitas deliciosas com grãos, cereais e legumes, como risotos e massas, sem utilizar carne” , afirmou.

Uma preocupação sempre muito presente, segundo Menezello, é com a saúde de quem abdica do alimento rico em proteína. “Tem como ser vegetariano e também ser saudável. As proteínas do bife que eu deixo de comer eu substituo pelo arroz integral com feijão. É muito gostoso e trás a mesma quantidade de benefícios que o meu corpo precisa. É só você saber como e pelo que substituir os alimentos que você não come.”

Consumo consciente evita o desperdício e traz economia

Uma das grandes preocupações das festas de final de ano, e que sempre acabam acontecendo na maioria dos lares brasileiros, é o desperdício. Seja de comida, de água ou até mesmo de copos e pratos descartáveis que viram lixo depois. Praticar o consumo consciente é uma maneira de ajudar o planeta e também de economizar.

A médica especializada em qualidade de vida Elisabete Almeida afirma que a melhor maneira de afastar o desperdício é a conscientização. “Principalmente nas festas de final de ano, quando muitos têm o benefício do 13º salário e ficam com um dinheiro extra, costumam exagerar na fartura das ceias. É possível comer bem sem que depois precise jogar toda aquela comida que sobrou no lixo. Usar copos e pratos de vidro, no lugar dos descartáveis, também é uma maneira de colaborar com o mundo em que vivemos” , disse Elisabete, para quem é preciso rever esses gastos. “É uma questão que envolve tudo e todos. E, claro, nós só temos a ganhar com isso. O meio ambiente, a saúde das pessoas e o bolso também.”

Fonte: Gazeta de Ribeirão

Você viu?

Ir para o topo