EnglishEspañolPortuguês

Aumentam nas férias telefonemas sobre animais abandonados ao CCZ de Campinas (SP)

23 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

As chamadas sobre animais soltos nas ruas aumentam entre 30% e 40% nas épocas de férias, Natal e final do ano, informou nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas.

Segundo Adriana Monteiro Beraldo, coordenadora administrativa do CCZ, muitos tutores, sem ter onde deixar seus animais de estimação, acabam abandonando-os nas ruas. Isto expõe os animais a riscos de acidentes, assim como expõe a população.

Segundo Adriana, existem hotéis e pet shops que oferecem serviços de hospedagem. Para quem não pode pagar, a recomendação é que faça contato com vizinhos ou parentes para que eles cuidem dos bichos de estimação. Outra orientação do CCZ é que o animal nunca seja deixado amarrado sem ter condições de se alimentar ou tomar água. O CCZ lembra, ainda, que abandono de animais é crime, conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais, 9.605/98, artigo 32.

“O direito de tutelar um animal de estimação acarreta obrigações ao seu tutor Esses deveres do cidadão constituem-se no que chamamos guarda responsável de animais”, afirma.

A estimativa do Instituto Pasteur é de que Campinas tenha hoje uma população de 150 mil cães. Deste total, entre 4% e 6%, de acordo com a estimativa, são animais ‘irrestritos’. Ou seja, são aqueles abandonados totalmente (não têm responsável) ou os que têm tutores, mas ficam soltos na rua.

Em Campinas, em acordo com as ONGs que atuam com animais, o CCZ não faz captura de cães e gatos em área urbana, com exceção de animais mordedores ou em sofrimento em vias públicas. Esta condição – de não captura – só é possível porque Campinas tem situação epidemiológica que permite já que não são registrados casos de raiva em cães e gatos.

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde/CCZ, promove ações de educação em saúde, informação e mobilização social na linha de guarda responsável com objetivo de sensibilizar as pessoas para que não alimentem animais de rua e não disponibilizem resíduos – que sirvam de alimentos – em locais inadequados.

O CCZ Campinas fica na rua das Sapucaias, 115, Vila Boa Vista, região Norte . O telefone da unidade é o (19) 3245-1219.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas

Você viu?

Ir para o topo