EnglishEspañolPortuguês

Promotoria do Meio Ambiente de Rio Preto (SP) indefere investigação sobre maus-tratos

22 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Freewillie
[email protected]

Os protetores dos animais de São José do Rio Preto, noroeste do estado de SP, estão perplexos diante da atitude Promotor de Justiça responsável pelo Meio Ambiente naquela cidade.

Isso porque aquele que deveria tutelar os animais fez exatamente o contrário, indeferindo o pedido de abertura de Ação Civil Pública, que visaria uma ampla investigação sobre as denúncias de abuso contra animais usados em experimentos na FAMERP – Faculdade de Medicina de Rio Preto.

As Associações FAUNA e ARPA formularam a representação depois de terem sido impedidas de continuar participando das reuniões do chamado Comitê de Ética em Experimentação Animal.

Elas apontam diversas irregularidades como o não uso de anestésicos em experimentos dolorosos, pesquisadores julgando e aprovando seus próprios projetos, fornecimento de animais pelo biotério sem qualquer registro e muitas outras.

Do outro lado, os pesquisadores defendem-se alegando serem profissionais capacitados para realizar os experimentos.

Após o indeferimento do Promotor Carlos Romani, as Associações já se mobilizaram e ingressaram com recurso junto ao Conselho Superior do Ministério Público, na Capital, esperando retomar o amparo e o acesso aos animais sob a guarda dos pesquisadores.

Você viu?

Ir para o topo