EnglishEspañolPortuguês

ONG inglesa liberta "último" urso dançante na Índia

22 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Imagem: IRC
Alan Knight, diretor executivo da International Animal Rescue (IAR). Imagem: IAR

A chamada ‘tradição’ dos ursos dançantes consistia em remover os dentes dos ursos preguiça que eram então controlados por uma corda inserida em suas fuças.

E agora, pelo menos na Índia, essa crueldade parece ter chegado ao fim, com o resgate do último urso nas mãos de um kalandar, como eram conhecidos os homens que dominavam os ursos dançantes. Raju, o urso de quatro anos que foi libertado se juntou a 600 outros em dos santuários na Índia que cuidam de animais selvagens.

Maus-tratos

Depois de resgatar Raju, veterinários realizaram o que esperam ser a última operação para retirar a corrente de um urso dançarino. O urso estava preso por uma corda que perspassava um buraco em seu focinho. Em muitos casos, a perfuração, a ferro quente, tinha de ser feita duas, três vezes, explicaram os veterinários.

Mary Hutton, da ONG australiana Free the Bears Fund, disse que Raju era mantido em cativeiro por uma “parafernália” de instrumentos, que incluía um anel de metal, a corda e um bastão, com o qual o capataz puxava o anel e controlava o animal. “É o ultimo urso resgatado das estradas da Índia, o fim da atividade”, comemorou a ativista.

Alan Knight (foto), o diretor executivo da International Animal Rescue (IAR), a ONG que orquestrou a longa campanha para salvar esses ursos, disse que em todos os seus anos trabalhando pelo bem estar animal ele nunca tinha participado de uma estória de tamanho sucesso.

“Transformar a vida de centenas de ursos cativos é maravilhoso em si – mas por um fim à essa crueldade de uma vez por todos é realmente uma marca.”

A campanha começou sete anos atrás, uma ação conjunta da IAR, Wildlife SOS (WSOS) da India, Free the Bears Fund (FTB) daAustralia, e One Voice Association France.

Ursos dançantes haviam sido proibidos na Índia em 1972 quando o Wildlife Protection Act entrou em vigor.

Parte da campanha incluiu um pacote de reabilitação para os dominadores dos ursos, para que eles pudessem aprender um novo ofício e continuar sustentando suas famílias depois de entregar os animais.

Pela primeira vez os filhos dos kalandar estão indo para a escola, sua educação financiada pelo Kalandar Rehabilitation Project.

Fonte: BBC News

Você viu?

Ir para o topo