EnglishEspañolPortuguês

Neste Natal, pratique a adoção consciente

22 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
Um animal de estimação pode ser uma ótima companhia. Porém, incluir um animal em casa requer planejamento.

O médico veterinário Aldo Macellaro Jr., de São Paulo, explica que antes de tomar uma decisão, é necessário refletir sobre alguns cuidados para evitar que a experiência se transforme em um pesadelo para o cão e para a família.

O primeiro passo é tomar consciência de que um pet muda a rotina de qualquer lugar. A dica é consultar um especialista para obter o máximo de informações possíveis. Existem raças para cada perfil de dono e residência. Macellaro afirma que, com este planejamento, as chances de que tudo dê certo são muito grandes. A partir daí é só estabelecer uma rotina para o novo integrante da família.

Outro fator que incomoda muita gente e até impede as pessoas de adquirirem um pet é o choro à noite. Por isso, é importante resolver onde o cachorro irá dormir antes mesmo dele chegar. Este lugar deve ser confortável, termicamente protegido e permitir o livre acesso à água fresca.

 Como este será o novo espaço do bichinho, tem que estar organizado e bem apresentado para que ele goste e se sinta bem ali. Também é muito importante que o cão passe por uma consulta no veterinário para que este possa dar todas as orientações sobre as vacinas, vermífugos e alimentação. É recomendado, ainda, fazer um check-up detalhado para saber se está tudo bem com a saúde do animal.

O papel da família

O veterinário explica que o relacionamento com os tutores se inicia desde o primeiro momento em que o pet entra na casa. A família é 100% responsável por influenciar o comportamento do animal, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

 O bicho assimila tudo o que acontece à sua volta e, se não for orientado, começa a interagir com o ambiente e criar sua própria rotina.

Para não ter problemas futuros com o novo mascote, seguem algumas dicas essenciais:

 Para adotar um animal abandonado, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência.

 Observe o comportamento do bicho e visite-o algumas vezes antes de levá-lo para casa. Assim, fica mais fácil saber se ele combina com você.

-No caso da adoção, peça o máximo de informações para a instituição. Cães e gatos abandonados, quando recolhidos, são castrados.

Se o cão ou gato ainda for um filhote e sem raça definida, é difícil saber que tamanho ficará sem conhecer os pais.
 
Opte por animais que tenham mais de três meses e já estejam vacinados com as três primeiras doses. Levar um bicho para casa sem as vacinas, coloca em risco a saúde do filhote, que é super frágil e pode contrair alguma virose fatal com facilidade.

 Fique de olho na vermifugação. Tanto o filhote como a mãe devem receber vermífugos aos 15 e 30 dias de vida da ninhada. Os cães adultos também são vermifugados de acordo com orientação veterinária.

Fonte: entretenimento

Você viu?

Ir para o topo