EnglishEspañolPortuguês

Labrador que auxiliava em resgates em Gravataí (RS) está desaparecido

22 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Risco Zero era treinado desde filhote para ajudar em resgates. Foto:Zero Hora
Risco Zero era treinado desde filhote para ajudar em resgates. Foto: Zero Hora

Labrador caramelo de sete meses que era treinado para auxiliar no resgate de acidentes de trânsito na freeway, Risco Zero, está desaparecido.

O cão era o mascote da equipe de salvamento do posto de pedágio de Gravataí (RS) da Concepa, concessionária que administra a rodovia. No sábado (19) à tarde, o animal foi deixado numa guia do lado de fora da praça, enquanto os socorristas atendiam um resgate. Ao voltarem da ação, a surpresa: Risco Zero havia sumido. No local, ficou apenas a coleira.

Otávio Lemos, um dos socorristas que tratavam do cão, diz que o animal chegou com apenas 45 dias na unidade, oferecido por um dos médicos. “Ele era a atração. Todos faziam vaquinha para comprar ração, fazer vacinas. Dormia aqui com a gente”, relata.

Segundo Lemos, o cão estava sendo preparado para encontrar vítimas em condições adversas, como acidentes à noite e em situações com múltiplos feridos. “Em alguns casos, temos dificuldades de encontrar as pessoas e a gente já estava fazendo simulações com ele para que nos ajudasse”, aponta.

Como todo o labrador, Risco Zero era brincalhão e dócil. Essas qualidades, no entanto, podem ter contribuído para o furto – a principal hipótese para o desaparecimento.

“Espero que tenha sido alguém que goste de cachorro e não o machuque. Temos a expectativa de que ele retorne”, acredita Lemos.

Se Risco Zero retornar, os socorristas devem recebê-lo com um presente: um colete semelhante ao utilizado pela equipe feito especialmente para ele.

A Concepa ofereceu o telefone (51) 3029-2000 para quem tiver informações sobre o cão.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo