Brasil tem mais de 600 espécies de animais em extinção

22 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A maioria das espécies ameaçadas está na Mata Atlântica, principalmente por causa do ritmo intenso de destruição: hoje, apenas 27% do bioma mantém a sua cobertura original.

Na Amazônia, atualmente, são 44 animais ameaçados.  A principal causa é o avanço da fronteira agrícola pelo desmatamento, que destrói os habitats das espécies.

Veja a seguir um breve resumo com informações do Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, produzido pelo MMA.

Peixes

No Brasil, 135 espécies de água doce e 19 de espécies marinhas estão ameaçadas.  Na Amazônia, 18 espécies são consideradas ameaçadas, a maioria na bacia do rio Tocantins. São espécies como o pacu, mangagá ou jacundá. De acordo com Livro Vermelho, a maior ameaça aos peixes da bacia do rio Tocantins é o elevado ritmo de modificação do ambiente fluvial imposto pela construção de usinas hidrelétricas.

Anfíbios

 O MMA considera que 15 espécies de anfíbios encontram-se hoje ameaçadas, e uma já está extinta. Nenhuma dessas espécies é amazônica.  Todas as espécies de anfíbios ameaçadas no Brasil são da ordem Anura (rãs, sapos e pererecas) e vivem na Mata Atlântica.

 O desmatamento é a principal causa da extinção dos anfíbios.

Aves

O Brasil já viu desaparecer da natureza quatro espécies de aves, que estão extintas. No total, 160 aves estão ameaçadas.

Na Amazônia, são dez espécies em risco, entre elas a arara-azul e a ararajuba. “Este número, embora modesto quando comparado com a Mata Atlântica, é altamente preocupante, pois todas as aves listadas ocorrem no “Centro Belém” de endemismo, uma área situada entre a margem leste do rio Tocantins e o Maranhão amazônico.  Esta região é única dentro da Amazônia”.

Répteis

Em todo o Brasil, estão catalogadas 641 espécies de répteis, 20 das quais foram consideradas ameaçadas.A Amazônia tem a maior diversidade de espécies de répteis do Brasil: 350 identificadas.

A principal ameaça é novamente o desmatamento.  A maioria das espécies de lagartos e serpentes de florestas não consegue se adaptar em ambientes alterados, como pastos ou plantações.

Fonte: Estadão.com

Você viu?

Ir para o topo