EnglishEspañolPortuguês

Reportagem perniciosa exibida no Fantástico

21 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Rosemary Ribeiro
[email protected]

Gostaria de demonstrar o meu desagrado quanto à apresentação da reportagem “Cachorro emite mais gás carbônico do que um carro”, exibida ontem, 20/12/2009, no Fantástico.

Acho lamentável esta reportagem, na medida em que é apresentada no domingo em horário nobre para milhares de telespectadores que não têm criticidade para refletir nem mesmo sobre sua condição de moradores do Planeta Terra. O Fantástico não se preocupou em mostrar quanto polui a produção de carne para o consumo do homem, nem mesmo abriu discussão sobre que direitos tem o homem de decidir sobre a vida de milhares de espécies que dividem a Terra com ele, inclusive o coitado do boi que vai parar em sua mesa todos os dias. Além disso, não se preocuparam em saber quantos animais de estimação iriam parar nas ruas, abandonados por seus tutores no dia seguinte a essa reportagem.

Nem mesmo se deram ao luxo de se preocupar o quanto isso pode agravar o problema de saúde pública em nosso país. Em vez de esclarecer sobre formas de diminuir o consumo dos recursos não renováveis e a produção do lixo, a repórter se preocupou em perguntar a tutoras de animais se não queriam se desfazer de seus animais. Para mim é muita demagogia!

Creio que os autores da reportagem deveriam se informar em sites idôneos sobre ecologia, antes de ficar copiando reportagens estrangeiras, que nada têm a ver com nossa realidade, apenas para aumentar o índice do IBOPE no domingo à noite.

Sugestão:
Sociedade Vegetariana Brasileira
http://www.svb.org.br/vegetarianismo/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=224
Este site tem uma cartilha que pode esclarecer muito sobre a pecuária e seus efeitos sobre o meio ambiente.

Veja a matéria e reflita. Escreva para a Rede Globo e deixe sua posição. Precisamos questionar o que os meios de comunicacão induzem nossa população a fazer. A condição das outras espécies já está tão precária. Imagine só com o incentivo para que se abandonem os animais que ainda gozam de uma de uma certa indulgência de nós seres humanos…

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUI1421952-15605,00.html

Atenciosamente,
Rosemary Ribeiro

Você viu?

Ir para o topo