EnglishEspañolPortuguês

Guloseimas podem afetar a saúde dos bichos de estimação

21 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

petsNesta época do ano é comum as pessoas abusarem na quantidade de comidas, de calorias e de alimentos gordurosos. E, infelizmente, isso também acontece com os animais domésticos. Durante as comemorações os bichos ficam expostos aos restos de todo tipo de comida gordurosa. Além disso, os seus presentes são biscoitinhos e petiscos que podem representar um terço das calorias da dieta diária recomendada. “Esse tipo de exagero faz mal aos seres humanos e também aos animais”, explica a veterinária Alessandra Vargas.

Não é saudável para os gatos e os cachorros saírem de suas rotinas alimentares. “Todos os nutrientes que precisam já estão em suas rações, mas muitos tutores não sabem disso, e acabam se rendendo ao olhar persuasivo do bichinho” comenta Alessandra.  O excesso de comidas e a alteração do cardápio do animal causam sérios problemas gástricos e de colesterol. Os sintomas são os mesmos que os das pessoas: vômitos, diarreia e  aumento do colesterol no sangue. O bichinho, além de ficar desidratado e desnutrido em curto prazo, pode ter problemas no fígado e de obesidade.

Uma forma de diagnosticar esse tipo de problema de fígado e de colesterol é realizar uma exame de sangue, buscando analisar os lipídios. E para realizá-lo o animal deve ter encaminhamento de um médico veterinário. “Os problemas mais graves aparecem depois das datas comemorativas, por este motivo é bom se prevenir evitando dar alimentos de pessoas para os bichinhos de estimação e realizando sempre que necessário exames de sangue”, alerta a veterinária.

Fonte: Jornal do Povo

Você viu?

Ir para o topo