EnglishEspañolPortuguês

Universidade Federal de Viçosa (MG) determina fim de experimentos cruéis em animais

19 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Universidade Federal de Viçosa, localizada na região da Zona da Mata de Minas Gerais, determinou o fim de experiências científicas cruéis ou dolorosas com animais. A decisão foi tomada em acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que investigava denúncias de irregularidades no Departamento de Veterinária da Instituição.

A partir de agora, qualquer animar que participar de pesquisas deverá ser sedado ou anestesiado. Os bloqueadores musculares ou relaxantes musculares, usados até então, estão proibidos. Mesmo a eutanásia só será permitida naqueles que apresentam doenças graves e, ainda assim, com anestesia geral e métodos indicados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Para evitar a repetição de procedimentos que envolvem animais, professores e estudantes deverão ainda adotar gravações e fotografias durante as aulas. Dessa forma, o material poderá ser usado várias vezes.

A Prefeitura da cidade também se envolveu na proposta. Segundo o MPF, será implementado um projeto de controle de zoonoses, com campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos e estímulo a ações de esterilização animal.

Segundo o Ministério Público Federal, o descumprimento de qualquer uma das medidas adotadas acarretará a aplicação de multa diária no valor de R$ 500.

Fonte: Portal Click

Você viu?

Ir para o topo