EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga marinha põe 130 ovos em Ubatuba, litoral norte paulista

19 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma tartaruga da espécie Caretta caretta, mais conhecida como tartaruga-cabeçuda, desovou no último sábado (12) na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, litoral norte paulista.

Segundo o Instituto Chico Mendes, o ninho tem 130 ovos e está sendo monitorado pelo projeto Tamar. Várias pessoas e moradores da praia viram quando ela terminou de desovar, cobriu o ninho de areia e retornou ao mar.

Tartaruga Marinha
Tartaruga marinha. Imagem: O Globo

Os ovos devem demorar cerca de dois a três meses para eclodir e o ninho foi transferido para um local seguro. Segundo o o instituto, esta é a segunda desova na região de Ubatuba desta temporada. O primeiro ninho foi feito na Ilha das Couves, três semanas atrás.

A desova em São Paulo costuma ser de machos. De acordo com o instituto, as areias do litoral norte paulista raramente atinge temperaturas ideais de desova, como no Rio, Espírito Santo e Nordeste, por serem mais frias. “Para muitos répteis, a temperatura em que os ovos são incubados define o sexo dos filhotes que nascerão. No caso das tartarugas marinhas, as temperaturas mais altas dão origem a fêmeas, enquanto temperaturas mais baixas dão origem a machos”, diz o instituto.

No ano passado, um ninho foi encontrado em Maresias e nasceram 80 filhotes. Em 2005, dois ninhos foram encontrados em Ubatuba – na Praia Grande nasceram 18 filhotes, mas o da Praia do Tenório não teve sucesso.

O instituto diz que é pouco provável o nascimento de fêmeas. Se nascessem, depois de 30 anos de idade elas poderiam retornar à região para desovar e completar o ciclo de vida. As tartarugas marinhas vivem cerca de 100 anos.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo