EnglishEspañolPortuguês

Ativistas irão processar a cidade de Edmonton por maus-tratos a elefante em zoológico

19 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Cassio Mosqueira (da Redação – Canadá)

Ativistas dos Direitos Animais decidiram levar adiante a ameaça de processar a cidade canadense de Edmonton. A alegação é de que os funcionários do zoológico não foram capazes de resolver suas preocupações com a saúde e bem-estar da idosa elefanta Lucy.

Foto: Larry Wong, Edmonton Journal
Foto: Larry Wong, Edmonton Journal

Em outubro, a Zoocheck, entidade canadense de proteção animal, e a PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) deram um ultimato à cidade, exigindo que as condições de vida de Lucy fossem melhoradas até o dia 14 de dezembro. Agora que o prazo expirou, os grupos irão, nas próximas semanas, apresentar uma moção no Tribunal de Edmonton, alegando que a cidade está permitindo que o animal viva nestas condições.

“Não há falta de evidências para provar que Lucy está sendo mantida em condições desumanas”, disse Julie Woodyer, diretora de capanhas da Zoocheck. “Está bem claro, em seus próprios registros, que eles não têm a intenção de tirar Lucy dali, independentemente de seu estado de saúde.”

Woodyer disse que instruiu o renomado advogado de direitos dos animais, Clayton Ruby, para iniciar o processo o mais rapidamente possível.

A situação de Lucy tornou-se uma pequena causa célebre. Figuras notáveis como William Shatner, Margaret Atwood e Bob Barker vieram a público pedir que Edmonton removesse a elefanta, que sofre de um problema de respiração e artrite, para um santuário em um clima mais quente.

Fonte: National Post

Nota da Redação: Zoológicos são lugares inadequados aos animais, os quais devem viver livres em seus habitats naturais. A sociedade deve compreender, em definitivo, que só o fato de existir o confinamento desses seres em ambientes artificiais já caracteriza crime de violação dos direitos animais. Essa elefanta representa milhares de outras vítimas, que sofrem todos os dias.

Você viu?

Ir para o topo