EnglishEspañolPortuguês

17 mil espécies estão ameaçadas de extinção pela ação do homem

19 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A vida na Terra está seriamente ameaçada, de acordo com uma análise detalhada da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A crise das espécies selvagens é pior do que a crise econômica, diz a UICN.

A gravidade é tanta que um quarto dos mamíferos vive à beira da extinção, segundo os últimos dados da UICN.

Atualmente estão ameaçadas de extinção pelo menos 16.928 espécies, incluindo um terço dos anfíbios, mais de um em cada oito espécies de aves e cerca de um quarto dos mamíferos. Nos últimos 500 anos já se extinguiram 869 espécies.

Os cientistas acreditam que estamos no meio da maior extinção em massa dos 4,5 bilhões de anos da história do planeta, até mais acelerada do que o colapso ocorrido quando os dinossauros desapareceram, há cerca de 65 milhões de anos. Já se fala de uma sexta extinção em massa, similar às cinco que a precederam (com o desaparecimento de mais de 60% das espécies), todas elas resultantes de catástrofes geológicas maiores e inevitáveis, como vulcões, terremotos, provável queda de meteoritos gigantes, etc.

Só que, desta vez, a causa é diferente. Agora, não existe nenhuma hecatombe natural à vista. A ameaça é a ação do ser humano: 6,5 mil milhões de pessoas sobre a face do planeta provocando continuamente a degradação dos habitats.

Em Portugal há 159 espécies ameaçadas, a maioria moluscos (67 espécies), mas também mamíferos (11), aves (8), peixes (38), plantas (16), invertebrados (16), répteis (2) e anfíbios (1).

Entretanto são apenas 18 as espécies inscritas no Anexo I da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies Ameaçadas de Extinção, estando proibido qualquer comércio que as envolva.

Fonte: Correio da Manhã

Você viu?

Ir para o topo