EnglishEspañolPortuguês

Programa gratuito de controle populacional de cães e gatos em Venâncio Aires (RS)

18 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Brands sediará a segunda etapa do programa de controle da população canina, felina e de zoonoses parasitárias de Venâncio Aires (RS). A ação busca evitar os problemas de saúde pública gerados por animais doentes ou abandonados, com a aplicação de anticoncepcional nas fêmeas e endectocidas em machos e fêmeas. A atividade, que acontece neste sábado, se inicia às 9 horas e o término está previsto para as 16 horas.

Conforme o veterinário responsável, Christian Wilke Hintz, o programa visa aplicar duas doses anuais de anticoncepcional nas fêmeas e endectocida para controle de ácaros (sarna), tungíase (bicho-de-pé), carrapatos, ancilostomíase (bicho-geográfico), piolhos e verminoses em todos os animais, de forma gratuita. Para que a ação tenha êxito, Hintz solicita a colaboração da comunidade para que leve seus animais de estimação e indique os abandonados, para que efetivamente haja a vacinação.

A primeira etapa, realizada nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, contou com ampla participação da comunidade. De acordo com o secretário da Saúde, Vilson Gauer, o programa tem um custo aproximado de R$ 3,00 por animal ao ano, o que é considerado barato pelo secretário. “Se pensarmos que estamos trabalhando para a prevenção de doenças como raiva, doenças de pele, toxoplasmose, leishmaniose e outras, o custo se torna baixo”, ressalta Gauer.

A adesão ao programa é livre. Entretanto, os turores de animais que aceitarem a esterilização destes assinarão um termo de ciência dos procedimentos realizados e receberão uma caderneta de controle sanitário, que servirá para o reconhecimento do animal e da medicação recebida.

Você viu?

Ir para o topo