EnglishEspañolPortuguês

Mortandade de peixes foi provocada por lixo

18 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Técnicos da Regional de Santa Maria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) constataram que a mortantade de peixes ocorrida em um açude no bairro Caturrita, zona norte da cidade, foi provocada contaminação por chorume (uma substância líquida resultante do processo de apodrecimento de matérias orgânicas).

Dezenas de peixes apareceram mortos em açude de sítio, no bairro Caturrita, em Santa Maria. Foto: Lauro Alves.
Dezenas de peixes apareceram mortos em açude de sítio, no bairro Caturrita, em Santa Maria. Foto: Lauro Alves.

A Fepam está tomando providências para conter a contaminação, mas não há previsão para o término da limpeza completa do local. A suspeita é que o chorume tenha vindo do antigo Lixão da Caturrita, que durante anos serviu de depósito de lixo em Santa Maria e hoje está desativado. A análise da água e dos peixes mortos já foi providenciada.

No último domingo, espécies de lambaris, tilápias, birus e carás foram encontradas mortas em um açude em um sítio, no bairro Caturrita. Os peixes boiavam sobre a água, que apresentava uma espécie de camada esbranquiçada. Técnicos da Fepam Regional atenderam a emergência, orientados pelos técnicos do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb).

O açude é formado pela água represada de uma vertente e desemboca no Arroio Ferreira. Em longo prazo, a contaminação da água pode ser danosa à saúde humana e de animais de grande porte. O gado do sítio já foi retirado da região para não consumir o líquido.

Fonte: Zero hora

Você viu?

Ir para o topo