EnglishEspañolPortuguês

Cresce o número de animais abandonados nas férias

17 de dezembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Daniel Caron/Paraná Online
Imagem: Daniel Caron/Paraná Online

Muita gente quer viajar nas férias de verão e não sabe o que fazer com os bichos de estimação. Com isso, nesta época do ano, o número de animais domésticos abandonados costuma aumentar consideravelmente. As principais vítimas deste tipo de violência são os cães e gatos, que acabam submetidos a sofrimentos físicos e emocionais.

Nas ruas, cães, gatos e outros animais ficam sujeitos a atropelamentos, frio, fome e vários tipos de maus-tratos. “Os bichos não foram feitos para ficar sozinhos. Quando isso acontece, eles ficam tristes e doentes”, diz a vice-presidente da organização não governamental Pense Bicho, Bárbara Mathieu.

Segundo dado divulgado pela Pense Bicho, são cerca de 13 mil cães abandonados apenas em Curitiba (PR). No Brasil, os animais são protegidos pela Lei 9.605/98, de crimes ambientais, e pelo artigo 25 da Constituição Federal, que diz que compete à coletividade e ao poder público manter o meio ambiente equilibrado e cuidar dos animais. A pena para quem maltrata animais é de três meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço se o bicho morrer.

Ração

Também nos finais de ano, a Sociedade Protetora dos Animais enfrenta dificuldades para conseguir ração, já que muita gente viaja. Diariamente, os animais mantidos pela entidade consomem 300 quilos do alimento. Quem quiser doar pode obter informações no site www.spacuritiba.org.br.

Fonte: Paraná Online

Você viu?

Ir para o topo