EnglishEspañolPortuguês

Cavalo é resgatado em obra abandonada em Uberaba (MG)

17 de dezembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Devido à denúncia recebida pelo Jornal da Manhã, a equipe de reportagem esteve quarta-feira (16) no bairro Cidade Nova em Uberaba (MG), onde um cavalo adulto, de aproximadamente 300 kg, era mantido preso em um cômodo abandonado de 3×3 metros.

“Estou por aqui desde terça-feira e até agora não vi ninguém entrar lá, nem para dar comida”, garante o pedreiro Lídio Ferreira de Sousa, que trabalha em uma obra em frente ao local onde o animal foi encontrado, na rua Vitalino Jesus da Silva. “Ele está muito judiado”, observa.

O animal estava preso por arames que pareciam de fios de eletricidade e apresentava várias feridas pelo corpo, inclusive, um corte profundo no olho direito. No local, havia apenas escombros do início de uma construção e uma espécie de grama seca por toda a extensão dos cômodos.

A Polícia Ambiental foi acionada, mas o responsável pelo animal não foi localizado. Segundo o sargento Denílson Caldeira, do Pelotão de Meio Ambiente, a infração constitui crime e pode resultar em prisão de até três anos. “Pode ocorrer, ainda, aplicação de multa de R$ 2 mil, mas isso não será feito porque estamos sem convênio com o Ibama”, diz.

Para a presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Denise Stéfane Máx, Uberaba não está preparada para atender a esse tipo de ocorrência. “Vai acontecer fato semelhante ao que aconteceu alguns dias atrás: encontramos um cavalo sob maus-tratos e tivemos que devolver ao responsável porque não tinha lugar para colocar”, afirma (Este caso foi publicado na ANDA em 15 de dezembro, leia aqui).

Segundo ela, o município não tem equipamentos necessários à preservação da integridade dos animais, como dardos tranquilizantes, ou mesmo caminhões de transporte. “O único que a Prefeitura disponibilizava está estragado desde janeiro e não há nenhuma providência que seja tomada em relação a isso”, reclama.

Fonte: Jornal da Manhã

Você viu?

Ir para o topo