Projeto proporciona às crianças contato direto com a flora e a fauna em SP


As crianças que moram na cidade de São Paulo ganharam um espaço para brincar e aprender mais sobre o meio ambiente. Os Parques Estaduais da Cantareira e Jaraguá inauguraram mais dois espaços do Floresta Legal nos dias 4 e 8 de dezembro, respectivamente.

Parte integrante dos 21 projetos Ambientais Estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente – SMA, o projeto proporciona às crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I o contato direto com a fauna e a flora das trilhas existentes nas áreas protegidas.

O projeto possui o livro Criança Ecológica – Sou dessa turma, com os personagens Nika Valente, Bob Água, Frida Flor, Max Limpo, Fred Fauno e Mel Mocinha, Dick Poluição e Poli Vigarista, que ensinam as crianças por que não devemos maltratar os animais, desperdiçar água e qual a importância das florestas, entre outros temas da agenda ambiental.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Malu Freire, o projeto resgata o papel do Estado de São Paulo na educação ambiental. “Uma grande corrente de pessoas luta pela educação ambiental e a Secretaria do Meio Ambiente dá o apoio com esse projeto”, afirma.

Para a gestora do núcleo Cabuçu, do Parque da Cantareira, Elisangela Moino Vicário, é importante para a unidade ter esse complemento. “Esse material, como o livro e o vídeo, sempre faltou nas nossas atividades de educação ambiental”, diz. A gestora do núcleo Pedra Grande, Alecsandra Mendes, destaca o diferencial do Criança Ecológica. “É um projeto feito hoje, mas com uma visão de futuro”.

No Parque Estadual Jaraguá, as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Civita ficaram animadas com o espaço. “Pela empolgação das crianças, a sala vai ser um sucesso. O projeto vai ser um diferencial, principalmente para os alunos dessa escola, que é vizinha do parque”, afirma a gestora da unidade Patrícia Ferreira Felipe.

O agendamento de visitas aos espaços do projeto pode ser feito pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br

Fonte: Agência Brasileira de Notícias


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÍNDIA

RESGATE

ASFIXIA

NECROPSIA

SAUDADE

MAUS-TRATOS

FAMINTOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>